Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa define nova sede do Mundial de Clubes e mudanças no formato para os próximos anos

Arábia Saudita receberá o torneio em 2023 e 2024 ainda no formato atual

Mundial de Clubes de 2023 será na Arábia Saudita (Foto: Divulgação/Fifa)
Escrito por

O Mundial de Clubes passará por grandes mudanças. Nesta terça-feira, o Conselho técnico da Fifa definiu novos rumos para a competição, tanto em formato, quanto no local de disputa. Já para 2023 e 2024, a Arábia Saudita será a nova sede do torneio. A partir da edição de 2025, um novo formato com 32 equipes participantes.

+ Flamengo em 3º lugar: lembre as colocações dos sul-americanos em Mundiais desde 2005

De acordo com a entidade, o novo Mundial de Clubes será colocado em vigor em 2025, entre junho e julho. A competição passará a ser disputada de 4 em 4 anos, com 32 clubes classificados, tal qual a Copa do Mundo de seleções. A quantidade de vagas para cada confederação já foi definida, mas a distribuição será feita de forma individual pelas respectivas entidades.


NOVA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS DO MUNDIAL DE CLUBES


Uefa (Europa): 12
Conmebol (América do Sul): 6
AFC (Ásia): 4
CAF (África): 4
Concacaf (América do Norte e Central): 4
OFC (Oceania): 1
País-sede do torneio: 1

+ O novo formato do Mundial de Clubes e a estratégia da Fifa para alavancar a rentabilidade do torneio


NOVA SEDE, VELHO FORMATO
A edição de 2023 e 2024 ainda será no formato atual, com sete clubes na competição (os campeões continentais e o representante do país-sede), e disputado em dezembro, na Arábia Saudita.

O país já vem sediando algumas competições europeias como a Supercopa da Espanha e a Supercopa da Itália. O país será o terceiro da região do Golfo a receber o Mundial. Emirados Árabes e Catar são outros países que já receberam o torneio. A competição se mantém nos países árabes desde 2017, tendo passado pelo Oriente Médio e pelo Marrocos, que sediou a última edição vencida pelo Real Madrid.