Europa League afunila e tem rodada crucial nesta quinta; confira as contas e o que cada time precisa para se classificar

Roma, Bayer Leverkusen, Liverpool e Brighton são algumas das equipes que entram em campo para decidir a vida

000_33VZ9NH-aspect-ratio-512-320
Atacante brasileiro João Pedro é um dos artilheiros da competição, com quatro gols, ao lado de Grifo, da Atalanta (Foto: GLYN KIRK / AFP)

Escrito por

A Europa League vai se aproximando do fim da sua fase inicial. Nesta quinta-feira (30), os 32 clubes que brigam pelo título secundário do Velho Continente entram em campo, com alguns de olho na liderança de suas chaves, outros buscando garantir o passaporte ao mata-mata, e tem até quem segue brigando pela sobrevivência na competição.

Entre os já classificados, há apenas duas equipes: a Atalanta e o ótimo Bayer Leverkusen de Xabi Alonso. Liverpool, Roma, Brighton e West Ham seguem buscando o posto de qualificação, podendo decidir a vida nesta quinta. Confira com o Lance! a situação de cada grupo.

DECISÕES À VISTA
Pelo grupo A, o West Ham de Lucas Paquetá visita o modesto Backa Topola na Sérvia, enquanto o Freiburg recebe o Olympiacos de Rodinei na Alemanha. A chave tem domínio dos ingleses e dos alemães, com nove pontos para cada, enquanto o time do lateral ex-Flamengo têm quatro e os sérvios, na lanterna, tem um. Para se manterem vivos, os Lendários Gregos precisam vencer desesperadamente, enquanto um empate já garante a qualificação dos Hammers e dos Brasileiros de Brisgau. O Backa já não tem mais chances de avançar na competição.

Leeds x West Ham - Lucas Paquetá
Paquetá vive excelente momento na temporada, com cinco gols anotados, sendo três no continental (Foto: Divulgação / West Ham)

TUDO É POSSÍVEL
Já na chave B, quem vai dando as cartas é o Olympique de Marselha, com oito pontos. O ótimo Brighton de Roberto De Zerbi vem logo atrás, com sete, seguido pelo AEK Athens, com quatro, e pelo decepcionante - e afundado em crise - Ajax, com dois. A forma embolada leva a uma série de contas para todas as equipes em relação à qualificação. Para os franceses, uma vitória já basta, enquanto um empate levaria a apontar o secador para o AEK. Aos Seagulls, a simples vitória já garantiria a vaga. Em busca de decidir na última jornada, holandeses e gregos necessitam da vitória.

➡️ Olympique de Marseille x Ajax: onde assistir, horário e prováveis escalações da partida pela Liga Europa

MISTURANDO AS CONJUNTURAS
Na jornada do terceiro grupo, o Real Betis lidera com nove pontos, seguido por Rangers (7), Sparta Praga (4) e Aris Limassol (3). Os líderes vão até a República Tcheca para visitar o Sparta, e precisam de um empate para garantir classificação; aos donos da casa, vencer é fundamental para adiar a decisão para a segunda semana de dezembro. Na Escócia, o Rangers necessita da vitória, enquanto ao Aris, resta garantir o triunfo fora de casa e embolar a situação.

VIDA PACÍFICA
Um dos dois times a ter alcançado uma dezena de pontos, a já qualificada Atalanta lidera a chave D com dez pontos, seguida pelo Sporting, com sete. Sturm Graz (4) e Rakow Czestochowa (1) completam a tabela. Os dois líderes se enfrentam, e para garantir sua vaga, os Leões Portugueses precisam vencer e torcer por um tropeço do Sturm. O Rakow, já eliminado, joga para atrapalhar a vida dos austríacos, que não conseguem garantir presença no mata-mata nesta rodada, mas querem se aproximar do time comandado por Rúben Amorim e deixar a definição para o confronto direto final.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

ALERTA VERMELHO?
Depois de um revés inesperado na última rodada, o Liverpool seguiu na liderança da chave E, com nove pontos, mas deixou a situação um pouco mais equilibrada. Toulouse (7), Union St. Gilloise (4) e LASK Linz (3) ainda seguem vivos e querem ficar um passo mais perto dos 16 avos de final. Os Reds de Jürgen Klopp garantem classificação se baterem o LASK no Anfield; a equipe austríaca precisa golear para não depender de um tropeço do Toulouse, ou vencer e secar os franceses. Estes, por sua vez, recebem o Union e já garantem sua vaga na próxima fase, enquanto os belgas têm por obrigação pontuar para deixar em aberto a definição.

➡️ Liverpool x LASK: onde assistir, horário e prováveis escalações da partida pela Europa League

FBL-EUR-C3-LIVERPOOL-UNION SG
Diogo Jota é o principal goleador dos Reds na Europa League 2023-24, com três gols (Foto: OLI SCARFF / AFP)

NADA DECIDIDO
Pelo grupo F, ainda há uma grande indefinição. A guerra entre Israel e Palestina fez com que alguns jogos continentais e nacionais fossem adiados, incluindo o duelo entre Maccabi Haifa e Villarreal, a ser disputado no dia 6 de dezembro. Em primeiro, está o Rennes, com nove pontos em quatro partidas. O Submarino Amarelo vem logo depois, com seis pontos em três jogos; o Panathinaikos (quatro em quatro) e os israelenses (um em três) completam a chave. Mesmo com muitos pontos em disputa e contas a serem feitas, a matemática dos franceses é fácil, precisando apenas bater o Maccabi para concretizar a passagem ao mata-mata.

PARA VOLTAR AOS CAMINHOS
Pela sétima chave, existe um grande equilíbrio e tensão na reta final da disputa. Slavia Praga e Roma têm nove pontos cada e ocupam as primeiras posições, seguidos por Servette, com quatro, e Sheriff Tiraspol, eliminado com um. O time de José Mourinho, atual vice-campeão, e a equipe tcheca (líder) precisam vencer seus compromissos para a qualificação ser garantida. Em caso de vitória do Servette sobre a Roma e derrota dos primeiros colocados, a definição fica para a última rodada.

➡️ Servette x Roma: onde assistir, horário e prováveis escalações da partida pela Europa League

ESQUADRÃO DOMINANTE
Fechando a fase de grupos da Europa League, no grupo H está o melhor time da competição: o Bayer Leverkusen, 100% de aproveitamento e qualificado à próxima fase. Querendo já garantir o acesso às oitavas e pular os 16 avos, os comandados de Xabi Alonso precisam apenas empatar contra o lanterna zerado e já eliminado Hacken. No outro jogo do grupo, Qarabag e Molde, ambos com seis pontos, fazem um duelo crucial. Se o Qarabag, em condição de visitante vencer, garante a classificação por não poder ser alcançado no confronto direto; uma vitória do Molde por dois gols garante a qualificação sueca, e uma vitória dos mandantes por um gol levaria à disputa no saldo, resolvida no jogo final. Um empate deixaria os azeris na frente, mas com pontos iguais e tudo em aberto.

Xabi Alonso - Bayer Leverkusen
Xabi Alonso faz trabalho incrível com o Leverkusen, e chegou a ter seu nome ligado a gigantes como Real Madrid e Bayern de Munique (Foto: Ronny Hartmann/AFP)

Os grupos que não conseguirem decidir sua vida nesta quinta terão a sexta e derradeira rodada para alcançar o mata-mata, ou garantir ao menos uma vaga na Conference League. A última jornada está marcada para o dia 14 de dezembro, dentro de exatas duas semanas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter