Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Diretor de estatísticas do Shakhtar elogia ida de Pedrinho para o Benfica

José Boto trabalhou durante 11 anos no clube português e diz que brasileiro possui diversas qualidades técnicas. Português também questionou visão de futebol no país natal

Pedrinho pode ser anunciado pelo Benfica nos próximos dias (RODRIGO GAZZANEL / AGÊNCIA CORINTHIANS)
Escrito por

José Boto, diretor de estatística do Shakhtar Donetsk e anteriormente no Benfica, analisou a chegada de Pedrinho, do Corinthians, ao time do Estádio da Luz para o jornal “A Bola”. Além de muitos elogios ao meia brasileiro e a sua qualidade técnica, o português também disse sobre a sua função no mundo do futebol e que muitos bons jogadores do nível de Bernardo Silva e João Félix podem ter se perdido.

Pedrinho, que deve ser anunciado nos próximos dias, foi visto como um jogador técnico e que pode se encaixar no plantel.

- É um jogador tecnicamente muito bom. Algumas pessoas irão rotulá-lo de ser pouco intenso, mas é um jogador que eu gostaria no Shakhtar. Não há muitos jogadores no Campeonato Português com o nível de criatividade, qualidade técnica e capacidade de desequilíbrio como ele. Tem que ter paciência com a adaptação dele e não esperem que seja um velocista, um lutador. Ele é muito bom no um contra um.

Já sobre sua análise dos jogadores do próprio país, Boto diz que a função de quem observa números e estatísticas é tentar aproveitar as melhores qualidades físicas e técnicas de possíveis atletas, mas que muitos podem ser perdidos dessa forma.

- Bernardo Silva e João Félix sempre deixaram dúvidas em muita gente devido às questões físicas. Quantos se perderam neste caminho pela forma como olhamos o jogador hoje? Hoje olha-se muito para condição física, altura, força e menos para o que interessa que é a relação com a bola, inteligência, qualidade nas decisões.

O ex-treinador possui bastante admiração pelo Brasil e faz visitas constantes atrás de jogadores para seus clubes. José Boto foi pioneiro no Benfica com a função de diretor de estatísticas e chegou ao futebol ucraniano por indicação de Paulo Fonseca, ex-comandante do Shakhtar e atualmente na Roma.