Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Adaptado na Bulgária, atacante vira ídolo de tradicional equipe do país

Fernando Viana ajudou Botev Plovdiv a conquistar dois títulos após hiato de 40 anos

(Foto: Divulgação)
Escrito por

O futebol não tem fronteiras. Jogadores de diversas nacionalidades se tornam ídolos em países jamais imaginados. Outros conquistam respeito de grandes torcidas, mas poucos conseguem unir idolatria e respeito no exterior. É o caso do atacante brasileiro Fernando Viana, do Botev Plovdiv, da Bulgária.

O jovem de 25 anos chegou ao time búlgaro no início de 2017. Desde então, o jogador tem caído nas graças do torcedor do Botev Plovdiv. Logo na estreia, balançou as redes. Ainda no primeiro ano na equipe, venceu a Copa da Bulgária. Na atual temporada, mais um título: a Supercopa da Bulgária. Com as conquistas, faltava pouco para virar ídolo entre os torcedores. Mas, desde a última semana, a idolatria é geral, já que Viana marcou quatro gols em uma mesma partida do Campeonato Búlgaro.

- O jogo foi contra o Septemvri, no dia 12 de outubro. Jogávamos em casa, com apoio da nossa torcida, que é um diferencial muito grande. A torcida aqui é muito apaixonada e nos empurra dentro de campo. Começamos a partida já pressionando e depois de marcar aos 25 minutos, pressionamos ainda mais. Fiquei feliz demais quando cheguei ao hat-trick, já que faz um tempo que eu buscava isso. Já tinha marcado duas vezes, em três outros jogos. E aí quando veio o quarto foi muito melhor do que eu imaginava. Terminamos o jogo com placar de 5 a 0. Deus é bom demais. A torcida vibrava muito, foi inesquecível - contou.

Fernando Viana é um dos destaques do Botev (Foto: Divulgação)

Apesar de ter se adaptado rapidamente à Bulgária, Fernando Viana admite que não esperava entrar para a história do Botev Plovdiv de forma quase que instantânea. O atacante, além dos títulos e da marca de quatro gols em apenas uma partida, mantém excelente média de gols marcados.

Na temporada passada o jogador atuou em 13 jogos e marcou seis vezes. Nesta já são 14 partidas e dez gols, sendo um nos playoffs da Liga Europa e outros nove no campeonato búlgaro.

- Não fazia ideia que podia entrar para história dessa forma. Os títulos da Copa da Bulgária, na última temporada, e da Supercopa nessa, já me faziam sentir parte da história do clube. Já que a equipe não ganhava títulos há mais de 40 anos. Nosso time está crescendo muito e sinto que podemos mais ainda. Sabemos que nós estrangeiros e principalmente brasileiros somos muito cobrados aqui fora, é preciso mostrar resultado. Então, atingir essa marca me deixou muito feliz - destacou.

OBJETIVOS, PLANOS E RELAÇÃO COM A TORCIDA

As excelentes marcas desde que chegou ao Botev Plovdiv não poderiam render outra coisa que não o enorme carinho da torcida local. Fernando Viana destaca a relação com o torcedor e conta momentos engraçados, mas que geram orgulho no dia a dia.

- A torcida aqui é fanática, apaixonada, viaja, vibra, canta o tempo todo, e um diferencial: respeita muito a todos como profissionais. Quando ganhamos o título da Copa, invadiram o campo e comemoraram com a gente. Foi fantástico. Além disso, na rua sempre estou em contato com os torcedores, apesar de apenas "arranhar" o búlgaro. Mas recebo muito carinho aqui. É muito legal ver as crianças tentando dizer alguma palavra em português para me agradar e falar comigo. Já imagino eles treinando em casa para aquele momento. Isso não tem preço. Mas o que eu nunca tinha vivido foi, após os quatro gols marcados em uma partida, ver que as pessoas compraram a minha camisa 9 de jogo com o meu nome e fotos com o meu rosto. Autografei alguns desses materiais e fiquei muito feliz com carinho e apoio - disse.

Viana tem dois títulos pelo Botev Plovdiv (Foto: Divulgação)

Bem adaptado, Viana busca novos títulos na Bulgária. Apesar de sentir saudades do Brasil, o atleta não pensa em voltar ao país agora. O foco é colocar o Botev Plovdiv no topo do futebol búlgaro.

- Os objetivos sempre são os títulos. Apesar de já termos ganho dois nessas temporadas, temos condições de buscar o Campeonato Búlgaro e quem sabe a Copa de novo. Estamos subindo na tabela, já são cinco vitórias seguidas e estamos em quarto. Vamos trabalhar e buscar. Acho que sempre vou sentir saudades do Brasil. Porém, nossa vida é assim mesmo e temos que acostumar. Minha esposa está aqui e já me auxilia demais. O povo búlgaro é muito receptivo e faz de tudo para nos sentirmos em casa e isso ajuda muito. Me adaptei muito bem tanto fora quanto dentro de campo. Em relação ao futuro, claro que um dia pretendo voltar para o Brasil sim, mas creio que não agora. Quero crescer aqui na Europa, mas hoje só penso nos meus objetivos aqui no clube e preciso estar focado - relatou.