IAQ: Kyler Murray e recebedores do Arizona Cardinals se destacam nas duas primeiras semanas

Outro ponto curioso é a boa posição de Zach Wilson no ranking, mostrando que o corpo de recebedores está ajudando o desempenho do QB dos Jets

Kyler Murray arizona cardinals
Kyler Murray passou para 3 touchdowns e 400 jardas contra o Minnesota Vikings (Arizona Cardinals)

Escrito por

Kyler Murray tem deixado de boca aberta todo mundo que o assiste jogar neste início de temporada 2021 da NFL. O quarterback tem tido lances incríveis, como passes certos fugindo dos defensores ou fora da plataforma tradicional de lançamento. Mas o sucesso do QB também tem que ser compartilhado com o bom grupo de recebedores e o interessante esquema ofensivo do Arizona Cardinals.

No gráfico do índice de Auxílio ao Quarterback (IAQ)#, elaborado por Rafael Kutter, Kyler se encontra no quadrante direito alto – o que indica que seus recebedores têm mãos seguras, com poucos drops por passe – e com bons números de jardas conquistadas após a recepção. Nesta quarta-feira (22), inclusive, a Pro Football Focus (PFF) informou que DeAndre Hopkins não dropa um passe desde a semana 2 da temporada passada. Foram 145 vezes que o wide receiver foi alvo de Kyler Murray desde então. 

Outro ponto curioso do levantamento elaborado por Kutter é que Zach Wilson, de performance abismal no final de semana, com quatro interceptações, tem recebedores confiáveis ao seu lado – com poucos drops e bons números de jardas após a recepção. Ou seja, o resultado pode ser positivo quanto Wilson acertar mais os próprios recebedores que os defensores rivais.

Jimmy Garoppolo e o San Francisco 49ers foram destaques na análise do Índice de Auxílio ao Quarterback (IAQ), na semana 1 da NFL. Porém, na semana 2, os drops afetaram um pouco o ataque da equipe californiana e Garoppolo caiu um pouco no gráfico, apesar de seguir liderando no quesito jardas após a recepção.

O que é o IAQ
Através de estatísticas de passes dropados (que são possíveis de recepção, mas o recebedor deixa cair), tentativas de passe e jardas conquistadas após a recepção - todas coletadas no site norte-americano Pro Football Reference -, Rafael definiu como os atletas no entorno de um quarterback estavam auxiliando a obter um bom desempenho na NFL.

Ou seja, para cada lançamento possível de ser recebido, foi avaliado se o recebedor deixou a bola cair e quantas jardas ele percorreu após ter a bola em sua mão, contribuindo, assim, para aumentar estatísticas do quarterback e auxiliar nas vitórias.

Claro que há outros dados não contemplados na estatística, como jardas distantes do marcador ao percorrer uma rota – aumentando assim a janela de lançamento do quarterback - ou análises mais subjetivas, como leitura de um recebedor para determinada cobertura. Mas o gráfico tende a dar uma ideia de quais quarterbacks estão melhores assistidos por seu time ofensivo na NFL.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter