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Última decisão da F1 em Abu Dhabi teve Verstappen campeão e polêmica

Decisão do campeonato de F1 que mudou a história do esporte e consagrou holandês

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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 04/12/2025
08:00
Verstappen passa Hamilton no GP de Abu Dhabi de 2021 (Foto: Reprodução/F1)
imagem cameraVerstappen passa Hamilton no GP de Abu Dhabi de 2021 (Foto: Reprodução/F1)

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O Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2021 da Fórmula 1 (F1) ficará marcado para sempre como um dos eventos mais dramáticos e controversos da história do automobilismo. Chegando à última corrida da temporada, Max Verstappen e Lewis Hamilton estavam empatados com exatos 369,5 pontos, um cenário de "vencedor leva tudo" que não ocorria desde 1974.

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Durante 57 voltas, a narrativa parecia definida a favor do britânico, mas uma sequência de eventos improváveis e decisões da direção de prova transformou o circuito de Yas Marina no palco de um desfecho cinematográfico. Para entender como foi a ultrapassagem de Verstappen sobre Hamilton na última volta de Abu Dhabi em 2021, é necessário analisar não somente a manobra na pista, mas todo o contexto regulatório e estratégico que a permitiu.

Max Verstappen e Lewis Hamilton Fórmula 1
Max Verstappen e Lewis Hamilton (Fotos: Divulgação/F1)

A cronologia da decisão do título de Max Verstappen

A corrida parecia estar totalmente sob controle da Mercedes até os momentos finais. Lewis Hamilton assumiu a liderança na largada e construiu uma vantagem confortável, gerenciando o ritmo com pneus duros desgastados contra um Verstappen que não conseguia se aproximar.

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Na volta 53, Nicholas Latifi, piloto da Williams, bate no muro na curva 14 enquanto disputava posição com Mick Schumacher. O acidente aciona o Safety Car. A Mercedes opta por não parar Hamilton para não perder a posição de pista, temendo que a corrida terminasse sob bandeira amarela. A Red Bull, sem nada a perder, chama Verstappen para os boxes e coloca um jogo de pneus macios novos.

Latifi bate no GP de Abu Dhabi de 2021 (Foto: Reprodução/F1)
Latifi bate no GP de Abu Dhabi de 2021 (Foto: Reprodução/F1)

Na volta 57, O diretor de prova, Michael Masi, inicialmente informa que os carros retardatários não poderiam recuperar a volta. Pouco depois, muda a decisão, permitindo que apenas os cinco carros entre Hamilton e Verstappen (Norris, Alonso, Ocon, Leclerc e Vettel) ultrapassassem o líder e o Safety Car.
Volta 58 (A volta final): O Safety Car retorna aos boxes, deixando uma única volta de bandeira verde para a disputa do título. Verstappen, com pneus macios novos, estava colado na traseira de Hamilton, que pilotava com pneus duros e velhos.

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A ultrapassagem em si foi o resultado de uma disparidade técnica imensa criada pelas circunstâncias, somada a uma interpretação flexível do regulamento esportivo daquele ano. Tecnicamente, a manobra foi facilitada pela diferença de compostos. Hamilton estava com pneus duros com mais de 40 voltas de uso. Esses pneus estavam frios devido à velocidade reduzida atrás do Safety Car e ofereciam pouca tração. Verstappen tinha pneus macios novos, que aquecem rapidamente e oferecem aderência máxima imediata.

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Ao relargar, Hamilton tentou segurar o ritmo até o último instante. No entanto, na aproximação para a Curva 5 (o grampo após a primeira reta), Verstappen mergulhou por dentro. A manobra foi agressiva e precisa. Sem aderência para defender ou tracionar na saída, Hamilton não pôde evitar a ultrapassagem. Nas duas retas seguintes, o britânico tentou usar o vácuo para recuperar a posição, chegando a colocar o carro lado a lado na chicane das curvas 6 e 7, mas os pneus macios de Verstappen permitiram que ele freasse mais tarde e mantivesse a liderança até a bandeira quadriculada.

A controvérsia regulatória

A polêmica central girou em torno do Artigo 48.12 do Regulamento Esportivo da F1. Normalmente, todos os retardatários devem descontar a volta e o Safety Car só entra nos boxes na volta seguinte a essa ação.
Mas em Abu Dhabi, o diretor de prova permitiu apenas os carros entre os líderes passarem e recolheu o Safety Car na mesma volta. Isso foi justificado pelo desejo de terminar a corrida sob bandeira verde (Artigo 48.13), mas a Mercedes protestou alegando que o protocolo padrão não foi seguido.

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