Saiba os segredos do jogador de futebol mais velho do mundo para se manter em atividade

Aos 57 anos, Kazu planeja jogar pelo menos até os 60

Kazu Miura
Kazu Miura, o jogador de futebol mais velho do mundo (Foto: Reprodução)

Escrito por

Aos 57 anos, o japonês Kazuyoshi Miura, o Kazu, o jogador de futebol mais velho do mundo, sonha jogar pelo menos até os 60 anos. Para isso, o atacante, do Atlético Suzuki, da quarta divisão do futebol do Japão, adota uma rotina rígida para se manter em atividade. Veja a seguir os segredos de Kazu.

Em seu 17º clube, Kazu começou a carreira no Brasil, em 1986, no Juventus-SP e passou por clubes como Santos e Palmeiras antes de se transferir para o Japão, em 1990. Em 2023, ele foi emprestado para o Oliveirense, de Portugal, retornando este ano para o seu país natal. Segundo matéria do jornal "El Tiempo" publicada pelo "O Globo", Kazu leva uma vida saudável e com bons hábitos de alimentação para se manter resistente.

➡️Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

A longevidade é um valor muito apreciado no Japão. De acordo com o site "Medium", o jogador tem uma rotina impecável de cuidados com o físico graças a uma enorme autodisciplina.

- Quando me mudei para o Brasil aos 15 anos, pensava que as pessoas de 50 e 60 anos eram avós. Mas agora que tenho essa idade, há uma parte de mim que se recusa a aceitar que sou um idoso - disse Kazu, em entrevista para o site oficial dos Jogos Olímpicos.

Outro segredo do jogador, revelado em alguns meios de comunicação internacionais, é o descanso. Ele sempre dorme o suficiente para ter o tempo necessário para recuperar as forças. Assim como outros jogadores profissionais, Kazu faz treinos especializados no clube, mas também pratica atividades adicionais para continuar atuando em alto nível.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter