Rizek sai em defesa de Vini Jr e condena falas racistas de empresário espanhol: ‘Nojeira’

Jogador do Real Madrid tem sido vítima de diversas críticas na Espanha por conta das suas comemorações 

André Rizek se emociona ao rever última entrevista de Jô Soares
Jornalista do Sportv criticou a imprensa espanhola (Foto: Reprodução)

Escrito por

Em semana de clássico em Madrid, o noticiário esportivo espanhol tem Vinícius Júnior como principal nome da partida entre Real e Atlético. O atacante de 22 anos tem sido alvo de inúmeras críticas por conta das suas comemorações com dancinhas. Durante um programa da TV local, o jogador foi atacado por um empresário, que usou termos racistas para se referir ao brasileiro. 

+ Flamengo quer “supercontratação” em caso de Mundial, Thiago Neves pode voltar ao Fluminense… o Dia do Mercado!

No Twitter, o episódio foi condenado pelo jornalista André Rizek.

- Tem que respeitar o adversário. Quando faz um gol e quer dançar. Tem que sambar no Brasil. Aqui, tudo o que tem que fazer é respeitar o companheiro de profissão e deixar de fazer macaquice - afirmou o empresário Pedro Bravo, presidente da Associação de Empresários de Jogadores, durante o programa "El Chiringuito de Jugones". 

Ao notar o uso do termo, um comentarista retrucou o empresário, que não reconsiderou suas falas:
 
- Ele (Vini Jr) não é macaco, é uma pessoa - ponderou.
- Como não? - questionou Bravo.  

+ Empresário espanhol ataca Vini Jr com termo racista: 'Tem que parar de fazer macaquice'

- Amigos na Espanha explicam que "hacer el mono" (fazer macaquice seria a tradução correta, por isso apaguei o Tweet anterior) é uma expressão usada no país. Pois bem. No mundo todo, há expressões que estamos deixando de usar porque não apenas soam racistas, são racistas! - escreveu o jornalista, no Twitter.

+ Meia do Atlético de Madrid manda aviso para Vini Jr e diz que haverá 'problemas' se o brasileiro dançar

Na sequência da publicação, Rizek completou a sua fala e direcionou duras críticas ao episódio, condenando a atitude do empresário espanhol. 

- Neste caso, associar um negro a "macaquice" dispensa maiores explicações. Na cabeça do comentarista Pedro Bravo, grave mesmo é um brasileiro, negro, dançar ao comemorar gol na casa do adversário. E não associá-lo à "macaquice" - já jogaram uma banana para Daniel Alves, lembram? - questiona o apresentador, que completa: 

- Há racismo no Brasil, na Espanha e em todos os cantos do mundo. Não importa se é um jogador do maior clube do mundo, um astro internacional, o racismo não poupa ninguém. Que Vinicius Júnior "meta-lhe" vários gols e dance, orgulhoso, para responder a uma nojeira dessas. 

+ Anunciado pelo Olympiacos, James Rodríguez assiste jogo ao lado de Marcelo

ENTENDA O CASO

Na última quarta-feira, o meia Koke, do Atleti, falou a respeito de uma eventual comemoração de Vinícius Jr e deixou avisado que haverá problemas com a torcida se o brasileiro comemorar um gol dançando.

- Se no final ele marcar um gol e decidir dançar, era isso que ele queria fazer. Será que ele entenderia ou não? Cada um comemora os gols como quer. Haveria problemas, com certeza, a coisa mais normal - disse Koke à "Movistar'.

As falas do meio-campistas geraram diversos debates na imprensa esportiva espanhola sobre o atacante brasileiro.  

+ Real Madrid pode ter até dois retornos para o clássico contra Atlético de Madrid

As duas equipes se enfrentam pelo Campeonato Espanhol no próximo domingo, às 16h de Brasília, no Civitas Metropolitano, casa do Atlético de Madrid.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter