Rizek cita motivos para a desvalorização de técnicos brasileiros na América do Sul
Jornalista avaliou o cenário dos treinadores nas seleções sul-americanas

Cinco dos seis treinadores que se classificaram para a próxima Copa do Mundo com seleções sul-americanas são argentinos. A exceção está justamente na Seleção Brasileira, comandada pelo italiano Carlo Ancelotti. O jornalista André Rizek analisou a escassez de técnicos brasileiros no cenário internacional.
➡️Galvão Bueno fecha com concorrente da Globo e vai narrar a Copa do Mundo de 2026
Rizek começou a análise contextualizando o sucesso recente dos treinadores argentinos, em especial na disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O jornalista destacou os trabalhos internacionais dos comandantes e avaliou o desempenho deles em suas seleções.
- Argentina, Equador, Paraguai, Uruguai e Colômbia. Sabe o que essas cinco seleções classificadas para a Copa têm em comum? Elas são dirigidas por treinadores argentinos. A outra equipe sul-americana que se classificou para a Copa, o Brasil, é dirigida por um italiano. E só maluco acha isso ruim - disse, antes de completar.
- A Argentina está na mão do campeão do mundo, Scaloni. O Uruguai tem El Loco Bielsa, que dirigiu um time na Premier League, o Leeds United. O Beccacece, que faz um trabalho excepcional no Equador, rodou bastante no continente, deu trabalho para vários times brasileiros quando dirigiu equipes argentinas. O Alfaro dirigiu a Costa Rica na última Copa América e agora transformou o Paraguai. E o Nestor Lorenzo cumpre com sua obrigação de levar a Colômbia para a Copa do Mundo - destacou Rizek.
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Rizek avalia a desvalorização de treinador brasileiro
Durante a análise, Rizek avaliou que a desvalorização do treinador brasileiro se deve aos altos valores envolvidos no futebol nacional. Para ele, o ciclo vicioso de mudanças no comando técnico das equipes fez os treinadores se acomodarem e se tornarem figuras locais.
- Estou analisando o que virou o cenário do futebol sulamericano e mundial para o treinador brasileiro. Na média, o técnico aqui no Brasil gosta de dizer que a imprensa desvaloriza o trabalho deles, que cobra mais eles que os estrangeiros. Mas será que a gente tem esse poder, de por exemplo, não ter nenhum treinador brasileiro nesse momento garantido na Copa do Mundo? Isso não é porque eles sejam inferiores aos demais não. Isso tem muito haver com uma acomodação aqui na realidade do Brasil - destacou, antes de finalizar.
- Eu explico, o futebol brasileiro paga muito bem. O próprio Vanderlei já teve a oportunidade de dirigir o Equador, uma época. Não ia porque o salário lá era três vezes menor que um time da elite aqui paga num técnico. Então, era muito mais cômodo esperar vagar uma das 20 cadeiras da Série A, que em algum momento eles seriam empregados e ganhando muito bem. E depois, ao serem demitidos, ganham fortunas com multas rescisórias que os clubes pagam quando eles são demitidos. Então essa roda fez o treinador brasileiro ser local - concluiu.
Antes de finalizar, o jornalista citou o exemplo de André Jardine, técnico campeão olímpico com a Seleção Brasileira, em 2016. O técnico vem se aventurando no futebol mexicano desde 2022 e conquistou a confiança dos torcedores do América-MEX, clube que comanda há duas temporadas.


Fora de Campo
Roger Flores avalia trabalho de Ancelotti na Seleção e cita a Copa: 'Vexame'
Há 54 minutos
Fora de Campo
Felipe Melo projeta carreira de treinador: 'Vou ganhar a Copa do Mundo'
Há 1 hora
Fora de Campo
Vojvoda quebra silêncio após demissão do Racing
Há 4 horas
Futebol Nacional
Lescano, do Vasco, resgata estilo 'raiz' de chuteira preta; o que aconteceu com elas?
Há 4 horas
Fora de Campo
Fellipe Bastos aponta Rayan à frente de Estêvão na Seleção
Há 5 horas
Fora de Campo
Iliyan Filipov, presidente do Botev Plovdiv, é assassinado a tiros dentro de sua residência
Há 6 horasMais LANCE!

Lance de Vozinha em jogo de Cabo Verde enlouquece torcedores: 'Credo'

Leitura labial revela discussão entre Messi e ex-Botafogo em partida da MLS

NFL Rio Game: transmissão multiplataforma da Globo atinge 21,4 milhões

Felipe Melo é sincero sobre Bola de Ouro entre Raphinha e Messi

Governo de Minas destina R$ 32 milhões a Atlético, Cruzeiro e América após proibição das bets

Mauro Cezar dispara sobre Data Fifa, e usa Arrascaeta de exemplo

Jornais espanhóis analisam atuação do Brasil: 'Salvaram de passar vergonha'

Joanna de Assis revela bastidores de saída da Globo: 'Não concordei'

Atitude de Vini Jr em Austrália x Brasil irrita torcedores

Jornalistas analisam Raphinha na Seleção: 'Precisa se benzer'

Cano parabeniza Martinelli por estreia na Seleção: 'Muito orgulho'

Segundo amistoso entre Brasil e Austrália já não teve propaganda de bets

Torcida do Flamengo reage à fala de Bap sobre bets
