Rizek apoia Hamilton e aconselha Nelson Piquet: ‘Aprenda alguma coisa desse lamentável episódio’

Jornalista foi até as redes sociais comentar sobre as falas polêmicas do ex-piloto brasileiro e levantou diversos questionamentos sobre o caso 

Rizek
André Rizek repudiou as falas do ex-piloto Nelson Piquet - Foto: Reprodução/SporTV

Escrito por

André Rizek se manifestou publicamente sobre a polêmica envolvendo o ex-piloto brasileiro Nelson Piquet e o automobilista inglês Lewis Hamilton. O apresentador do 'Seleção Sportv' questionou o fato se os brasileiros devem apoiar atletas apenas por terem nascido no mesmo país e aconselhou uma mudança de postura em Piquet. 

+ 20 anos do penta: lembre em 20 fotos como era o mundo em 2002

- Uso esse lamentável episódio envolvendo um dos grandes nomes do esporte brasileiro para reacender velha discussão: devemos torcer por atletas brasileiros apenas por terem nascido no mesmo país da gente? Jamais torceria para Piquet em duelo contra Hamilton - escreveu o jornalista. 

Rizek rechaça sua opinião e aponta uma falta de identificação com o automobilista brasileiro: 

- Tenho muito mais pontos em comum com Hamilton, na maneira de ver o mundo - e o próprio esporte -, que com Piquet. Em comum com Piquet, apenas o fato de termos nascido no mesmo país - algo que sequer escolhemos. "Ah, mas você então não é um patriota", dirão alguns beócios. 

+ Onde assistir GP da Grã-Bretanha da Fórmula 1 em Silverstone

O jornalista conclui sua explicação exaltando Lewis Hamilton e aconselhando o Nelson Piquet e repudiando as ações das falas preconceituosas:

- As pessoas tem todo o direito de ter maior empatia ou mesmo idolatria por atletas de outras nacionalidades. Isso não faz de ninguém anti-patriota. Torcer por atletas de outros países faz de qualquer brasileiro, apenas, um fã de esporte, um torcedor qualquer.
Viva Hamilton, uma lenda, um dos maiores nomes da história do esporte mundial. Ao Piquet, desejo que meu conterrâneo aprenda alguma coisa desse lamentável episódio - finalizou. 

+ Lewis Hamilton se diverte com jogo de Ayrton Senna: 'Ainda amo'

Uma entrevista em que Nelson Piquet chama o heptcampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, de "neguinho", viralizou nesta segunda-feira (27), apesar da entrevista ter sido concedida em novembro de 2021. O comentário gerou diversas criticas ao ex-piloto. 

Perguntado pelo jornalista Ricardo Oliveira sobre o acidente do piloto da Mercedes Lewis Hamilton e Max Verstappen da Red Bull durante o Grande Prêmio de Silverstone de Fórmula 1, na Inglaterra, em julho de 2021, Piquet comparou a batida com a polêmica colisão entre Ayrton Senna e o francês Alain Prost em 1990 no Japão.

Ao se referir a Hamilton, o brasileiro utiliza uma expressão racista e que o inglês teria feito a manobra de propósito para prejudicar Verstappen:

- O neguinho meteu o carro de não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f...u. Fez uma p..a sacanagem - disparou Piquet, que é sogro de Max Verstappen.

Hamilton manifestou-se hoje nas redes sociais e repudiou os comentários do brasileiro. 

- É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação - escreveu o piloto no Twitter. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter