Oscar Schmidt relembra ‘troco’ brasileiro diante dos Estados Unidos na final do Pan-Americano de 1987

Eternizado com a camisa 14 no basquete, Oscar relembrou a decisão em que os norte-americanos, confiantes na vitória, não tinham o hino do Brasil para tocar

Oscar Schmidt defendia o Corinthians em 1997. Já era considerado uma lenda viva do basquete
Oscar Schmidt atuando pela seleção brasileira (Divulgação)

Escrito por

Jogador com mais pontos na história da modalidade no mundo inteiro, Oscar Schmidt relembrou em suas redes sociais a soberba norte-americana no confronto entre Brasil e Estados Unidos no basquete. Na decisão do Pan-Americano de 1987, a organização dos jogos não disponibilizou o hino brasileiro durante a premiação do título. Os jogadores tiveram que cantar à capela.
+ Confira os grupos da Copa Libertadores 2021

Presente em cinco Olimpíadas e principal nome do Brasil na vitória sobre os Estados Unidos, Oscar Schmidt revelou os bastidores de quadra após o título do Pan-Americano de 1987. Naquela final, o Brasil converteu 10 bolas de três em 25 tentativas, algo fora do comum para a época, e conquistou o título inédito, em terras adversárias. Confiantes no triunfo sobre os brasileiros, a premiação organizada pelos norte-americanos não contou com o hino do Brasil.

- Eles estavam tão crentes que os Estados Unidos iriam ser campeão que eles não se deram ao trabalho de ter o nosso hino. Poucas vezes eu vi um time ser tão menosprezado como o nosso naquela ocasião - publicou Schmidt.

- Mas deu no que deu; o Brasil ganhou e nós exigimos que eles fossem atrás do hino. Chegamos a falar que se não tivesse o hino não íamos para a premiação, para o desespero deles - disse.

Sem sucesso na tentativa de achar o hino, os jogadores da Seleção Brasileira encontraram uma outra forma de expressar seu nacionalismo. A versão à capela entoou pelo estádio, em Indianapolis.

- No final das contas, nós acabamos tendo que cantar o hino à capela, porque eles estavam com dificuldade de achar o hino e, quando acharam, só tinham um pedacinho para tocar - afirmou o principal nome do Brasil na vitória sobre os Estados Unidos nos Jogos Pan-Americanos de 1987.

- Mas posso te falar uma coisa? Foi até melhor assim, porque nós cantamos à plenos pulmões, para o mundo inteiro ouvir e aprender a não desprezar a nossa força de vontade - concluiu. 

A partida terminou 120 a 115 para o Brasil, na primeira derrota dos americanos dentro de casa na história do esporte.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter