Jogadores apresentam nomes 'diferentes' e conquistam engajamento dos torcedores na Série A do Brasileirão
Hulk, no Atlético-MG, e Pikachu, no Fortaleza, são exemplos de interatividade com o público causada pelos apelidos exóticos

- Matéria
- Mais Notícias
Apelidos sempre foram recorrentes na história do futebol e utilizados como uma forma de identificar características ou demonstrar senso de humor. Atualmente, a Série A do Brasileirão apresenta uma vitrine extensa de atletas com nomes que fogem do comum: Pato, Ganso, Rato, Jacaré, Hulk e Pikachu são alguns exemplos desse fenômeno que demonstra a criatividade do povo brasileiro.
Na visão de especialistas, isso acontece porque apelidos ou nomes diferentes atualmente são responsáveis por criar conexão e explorar a proximidade e a interatividade com o público. Em jogos do Atlético-MG, por exemplo, é comum ver torcedores usarem a máscara do super herói Hulk, em referência ao camisa 7 da equipe mineira.
As associações não param por aí. O Bahia também adere à prática em razão do atacante Vítor Jacaré. Como o próprio nome entrega, o Tricolor Baiano aposta na fusão do ponta esquerda com a figura do réptil, como pode ser vista em várias postagens do clube nas redes sociais.
+ Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista!
- Os apelidos dos jogadores de futebol fazem parte da cultura e do futebol brasileiro. Inclusive, em diversos casos, o apelido do atleta ajuda a aproximar do torcedor, ainda mais quando o atleta encarna o personagem, como é o caso do Hulk do Atlético-MG -, comenta Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo.
No mesmo sentido, Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty, afirma: "A primeira personalidade que se assemelha ao super-herói são os atletas de alto rendimento, porque eles fazem aquilo que não damos conta de fazer. É por isso que as pessoas têm tanto apreço, carinho e admiração por esses profissionais".
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Yago Pikachu, jogador do Fortaleza, é constantemente alvo de brincadeiras positivas por conta de seu apelido. Em apresentação pelo clube, o Leão do Pici esbanjou criatividade ao fazer o anúncio do atleta nas redes sociais.
Sempre presentes na história esportiva do Brasil, os nomes diferentes apresentam um novo sentido com a modernização do futebol e são tratados como importantes no processo de construção de marcas, como pontua Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa que atua no mercado esportivo: "Essas alcunhas de artistas, jogadores e outras celebridades são verdadeiras marcas que eles adquirem em algum momento da carreira e que requerem um cuidado constante."
- Matéria
- Mais Notícias


















