Homem que ajudou Vanderlei Cordeiro de Lima em 2004 morre aos 71 anos

Grego Polyvias Kossivas auxiliou o brasileiro, que foi atrapalhado por irlandês

Vanderlei Cordeiro de Lima
Polyvias Kossivas (de azul) ajudou Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona olímpica, em 2004 (AFP)

Escrito por

Responsável por ajudar Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Polyvios Kossivas morreu na última semana. O grego invadiu a pista para empurrar o ex-padre irlandês Cornelius Horan, que atrapalhou o brasileiro na corrida. Presidente do COB, Paulo Wanderley, lamentou a morte do homem.

- Naquele momento, Polyvios Kossivas se transformou em um herói do esporte olímpico nacional, por uma atitude que é lembrada e reverenciada até hoje no Brasil e no mundo. O COB lamenta a morte de Polyvios e gostaria de transmitir o mais profundo sentimento aos seus familiares - disse o mandatário, em nota divulgada pelo COB.

+ Polícia montou 'armadilha' para prender Daniel Alves na Espanha

Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a corrida até ser impedido de seguir pelo irlandês. Polyvios, então, entrou no cenário da competição para ajudar o brasileiro a se desvencilhar de Cornelius. A atitude do grego foi importante para o maratonista conquistar a medalha de bronze na prova. O 'salvador' de Vanderlei morreu aos 71 anos.

+ Autoridades de Barcelona elogiam prisão de Daniel Alves: 'Violência sexual não fica impune'

Meses após a Olimpíada de 2004, o grego visitou o Rio de Janeiro a convite do Comitê Olímpico Brasileiro e foi homenageado no Prêmio Brasil Olímpico daquele ano. Em 2016, Vanderlei Cordeiro de Lima foi responsável por acender a pira olímpica nos Jogos do Rio.

Vanderlei Cordeiro de Lima e Kossivas
Kossivas com Vanderlei no Rio, em 2004 (Divulgação/COB)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter