Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em carta, presidente da Conmebol agradece CBF e rebate críticas à Copa América na pandemia: ‘Inveja’

A realização do torneio gerou diversas controversas no Brasil e desabafos efusivos, assim como uma variante da Covid-19 que só existia no exterior

Alejandro Domínguez comemorou realização do torneio (Foto: Matheus Dantas/Lance!)
Escrito por

O presidente da Conmebol Alejandro Domínguez enviou uma carta à CBF e outros países que participaram da competição para fazer um agradecimento pela realização da Copa América, que terminou no sábado em duelo entre Brasil e Argentina, que acabou com o jejum de taças dos hermanos

+ Veja a tabela do Brasileirão!

No documento, o mandatário da Conmebol coloca com olhos positivos a repercussão internacional que a competição entre seleções teve, fala que foram alvos de 'ataques e reclamações infundadas' e destacou que o futebol sul-americano estaria no caminho para 'reconquistar o mundo'.

A realização do torneio gerou diversas controversas no Brasil e desabafos efusivos contra o torneio como o do narrador da Globo Luis Roberto. Apesar de prometer no inicio da competição que ela não teria público, não foi isso que foi viso na final, que contou com a participação de convidados. Segundo o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, a circulação de estrangeiros no país por causa do torneio também trouxe uma variante da Covid-19 que só existia no exterior. 

Leia à integra: 

"Caros presidentes:

Com a satisfação do trabalho realizado, gostaria de expressar minha gratidão pelo apoio permanente que deram a mim e à equipe da Conmebol na organização desta Copa América. Agradeço muito este apoio, que não diminuiu nem mesmo quando éramos alvos de todos os tipos de ataques e acusações infundadas.

Nossa Copa América não só cumpriu seu principal objetivo esportivo, mas também confirmou que o futebol sul-americano tem alcance e impacto globais.

As imagens de caravanas celebrando o campeão da América nas ruas da Indonésia ou de Bangladesh nos enchem de admiração e orgulho. Somente as estrelas sul-americanas geram essa paixão. Somente nossas estrelas despertam essas emoções.

Essa é a mística e a força do nosso futebol. E não é estranho que esta forma de viver o futebol faça surgir inveja ou ciúme ou que haja tantas tentativas de sabotar os nossos torneios.

Um agradecimento especial à CBF não só pelo apoio e colaboração permanente, mas por abrir as portas de sua casa, que nos permitiu levar este festival de futebol sul-americano para todo o mundo.

Convido você a continuar trabalhando com essa mística. Esse é o caminho certo para a América do Sul reconquistar o mundo: união, responsabilidade, transparência, profissionalismo e, acima de tudo, acreditar sempre."