Aos 42 anos, ex-jogador com doença degenerativa se prepara para sua ‘última noite’

O holandês Fernando Ricksen sofre de Esclerose Lateral Amiatrófica (ELA) e necessita de um programa de computador para emular sua voz 

Montagem - Fernando Ricksen
Ricksen antes e depois de ser acometido pela doença (Foto: Reprodução)

Escrito por

O ex-meia holandês Fernando Ricksen, de 42 anos, que teve passagens por Zenit, Rangers e seleção da Holanda, sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e se prepara para sua 'última noite'. No Twitter, o ex-jogador, que está muito debilitado e, inclusive, não consegue mais falar por conta própria, convida pessoas para um evento onde será sua última aparição pública.

- Olá. Terei uma noite especial no dia 28 (de junho). Uma vez que as coisas estão ficando muito difíceis para mim, esta será minha última noite. Venha e faça desta uma noite inesquecível. Espero vê-los logo - diz o convite.

Ricksen precisa de um programa de computador para emular sua voz, como o utilizado pelo cientista Stephen Hawking, que sofria da mesma doença e morreu em 2018. A ELA tem causa desconhecida e  faz com que as células nervosas se quebrem, o que reduz a funcionalidade dos músculos aos quais dão suporte. Medicação e terapia podem retardar a doença que não tem cura. 

Ricksen defendeu o Rangers, da Escócia, e Zenit, da Rússia. O jogador ainda teve uma passagem pela seleção holandesa entre 2000 e 2003. Seu principal titulo na carreira foi uma Europa League, com o Zenit, em 2008. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter