29 anos sem Senna: mundo do esporte celebra legado do tricampeão da Formula 1

Trágico acidente que tirou a vida do piloto brasileiro aconteceu em maio de 1994

GP da Espanha de 1986 Ayrton Senna
Ayrton Senna foi um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)

Escrito por

A morte de Ayrton Senna completa 29 anos nesta segunda-feira. O mundo do esporte aproveitou a data para celebrar o legado do tricampeão da Fórmula 1. Personalidades do automobilismo escreveram nas redes sociais sobre os feitos do brasileiro, além de outras páginas ligadas ao esporte. 

O perfil oficial da Fórmula 1 já amanheceu com uma homenagem a Ayrton Senna, descrito como um "artista" e um "ícone". 

- Um artista nas pistas, um ícone fora delas. Ayrton Senna deixou um legado muito além dos três campeonatos mundiais, das 41 vitórias e das 65 pole positions. Para sempre uma lenda da F1. #SennaSempre - publicou.

+ Corinthians na busca por novo treinador, Marquinhos define futuro… o Fim de Semana do Mercado!

A McLaren, equipe pela qual Senna conquistou os seus três títulos, fez questão de lembrar da data. 

- Em nossos pensamentos sempre, mas especialmente hoje. #SennaSempre - escreveu o perfil da montadora britânica nas redes sociais.

Maior rival de Senna durante a carreira, Alain Prost também lembrou do brasileiro. O ex-piloto francês compartilhou uma foto ao lado do antigo concorrente e escreveu "29 anos". Outro ex-automobilista nascido na França, Jean Alesi, que também disputou a Fórmula 1 na época de Senna e Prost, foi mais um a publicar um registro com o brasileiro, sobre quem disse que "estará sempre no seu coração".

+ Plataforma de streaming anuncia ator que vai interpretar Ayrton Senna em série exclusiva

A data ainda foi lembrada fora do mundo da Fórmula 1. A página oficial da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos, chamou Senna de "lendário" e publicou uma foto do brasileiro com a camisa do Miami Dolphins, uma das franquias da liga.

Recentemente, o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, sancionou uma lei que tornou Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro. A proposta foi protocolada em 2019 pelo deputado federal Filipe Barros (PL-PR) e aprovada pelo Senado em março deste ano. Senna morreu após sofrer um acidente durante a disputa do GP de San Marino, em Ímola, na Itália, em 1994.

Veja abaixo as postagens sobre Senna.

Alain Prost homenageia Senna
Alain Prost via stories do Instagram
Jean Alesi homenageia Senna
Jean Alesi via stories do Instagram

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter