Richard após a final da Taça Rio (Lucas Merçon / Fluminense F.C.)

Richard após a final da Taça Rio (Lucas Merçon / Fluminense F.C.)

LANCE!
28/12/2018
08:00
Rio de Janeiro (RJ) 

É fácil encontrar destaques na temporada do Fluminense. Muitos chamam atenção, como Pedro e Júlio César. Mas outros passam em silêncio. Esse é o caso de Richard, o volante que ficou responsável por um dado curioso: marcou o primeiro e o último gol do Fluminense no Brasileirão. Entre altos e baixos, terminou a temporada com status de valorizado e decisivo. 

Richard atuou em 53 partidas do Flu nesse ano. No Brasileirão, dos 31 jogos que fez, só um não foi como titular. Terminou como sétimo maior ladrão de bola e atleta que menos errou passe no Tricolor. O volante chamou atenção pela velocidade, bom aproveitamento nas bolas aéreas defensivas e pelos passes certos.

Entretanto, nem tudo foi bom motivo no ano de Richard. No final da temporada, o Fluminense acumulou jogos sem vitória e torcedores invadiram o CT. O volante foi um dos alvos e chegou a ser chamado de "mercenário" por integrantes do grupo, além doe ouvir que estava fazendo corpo mole. Ao final do Brasileirão, o volante desabafou. 

- Queria desabafar porque só a gente sabe o que passou lá dentro. Me chamaram de mercenário, tudo que você possa imaginar, de que eu ia para o Corinthians. Não tive medo algum, isso serve de aprendizado. Não tenho raiva nem rancor de quem foi lá e me xingou.

O futuro, porém, será longe das Laranjeiras. Richard assinou um contrato válido por quatro anos com o Corinthians. O clube não divulgou o valor total da negociação e nem os percentuais envolvidos, mas deve ficar com 50% dos direitos econômicos que eram do Flu e com parte da fatia restante, que pertence ao Atibaia. 

SOBE

É um excelente passador, tem boa recomposição e idade para evoluir na carreira. Foi o autor do gol que salvou o Fluminense do rebaixamento e será lembrado por isso, apesar da relação de amor e ódio com os torcedores. Após ser o "contra-peso" da contratação de Robinho, Richard deixa o Flu como destaque na temporada. 

DESCE

Ficou marcado pela irregularidade em parte da temporada. Sua queda brusca de rendimento na metade da temporada fizeram com que o volante perdesse a vaga de titular para Airton. Foi um dos contestados pela torcida na parte final da temporada, caindo de rendimento junto com o restante da equipe.