Retrospectiva Fluminense: Líder, Gum dá a volta por cima em 2018

Zagueiro quase encerrou sua história no clube tricolor ao final de 2017, mas se tornou um dos jogadores mais importantes do time

Gum e Digão - Fluminense
Gum foi um dos líderes do Fluminense (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

Escrito por

Capitão e principal referência do Fluminense, o zagueiro Gum deu a volta por cima em 2018. Depois de um 2017 em que quase encerrou sua história no tricolor, o jogador foi consistente e um dos melhores jogadores do elenco nesta temporada. Seu futuro, porém, continua em aberto por divergências entre as partes na negociação dos termos de um novo contrato.

Gum atuou em 53 partidas nesta temporada e se tornou o oitavo jogador com mais partidas pelo Flu na história, com 412 ao lado de Assis. Aos 32 anos, ele ainda marcou quatro gols contra Nacional (URU), Corinthians, Nacional Potosí (BOL) e Flamengo. O defensor, no Brasileirão, ainda deu uma assistência, 11 finalizações e 27 desarmes.

Apesar de algumas atuações mais irregulares, como toda equipe do Fluminense, ele se mostrou importante dentro e fora de campo, como um líder destacado por todos do elenco.

O que preocupa o torcedor do Fluminense é o futuro do zagueiro nas Laranjeiras. Com vínculo apenas até o final deste ano, Gum pediu ao Tricolor mais tempo de contrato e aceitou abaixar o salário. O clube, porém, só está disposto a estender o acordo até 2019. As partes seguem em negociação, mas o atleta já admitiu que pode sair.

- Amei essa camisa, me entreguei mais do que eu poderia, no limite físico e mental. Guardei fé, esperança e caráter, e hoje talvez seja meu último jogo. Já me emocionei, já chorei. Saio hoje com sentimento de amor ao clube e dever cumprido - afirmou o jogador após o último duelo do ano.

SOBE

Liderança. Mais do que apenas qualidade ou técnica, a liderança de Gum foi fundamental para que o Fluminense não cedesse à pressão em momentos complicados. Não só na campanha até a semifinal da Sul-Americana, mas na caminhada para permanecer na primeira divisão do Brasileirão. Era nítido em campo o quanto o zagueiro fazia a diferença na motivação.

DESCE

Gum ainda não sabe se renovará com o Fluminense e este é o principal ponto baixo da temporada dele. O próprio zagueiro admitiu que o insucesso das tratativas o atrapalhou no andamento do ano e ele preferiu deixar para negociar novamente no final. O entrave, até o momento, é o tempo de contrato para que o jogador de 32 anos possa permanecer no tricolor.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter