menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Renato, ao se demitir do Fluminense: ‘Acabou o futebol com as redes sociais’

Técnico diz que 'todo mundo é treinador' e que torcida escuta quem não entende

21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 24/09/2025
10:16
Renato Gaúcho pediu demissão do Fluminense
imagem cameraRenato diz que futebol está 'no finalzinho' por causa das redes sociais (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Chamado de burro por parte dos torcedores que viram o Fluminense ser eliminado da Copa Sul-Americana no Maracanã, Renato Gaúcho pediu demissão ainda no vestiário. Depois, concedeu entrevista coletiva por cerca de 15 minutos e, ao final, anunciou sua saída. Na entrevista, foi incisivo sobre as críticas que ele e outros profissionais da bola recebem na internet: "Acabou o futebol com as redes sociais".

continua após a publicidade

➡️'Gênios da internet', rodízio… Saída de Renato do Flu repete a do Grêmio

— Eu dei uma entrevista há uns dois meses, e hoje estou repetindo: acabou o futebol. Acabou o futebol com as redes sociais, tanto para o jogador quanto para o treinador. Hoje em dia é uma guerra de críticas, ninguém é bom. Quando ganha tem alguns elogios, quando perde ninguém é bom, todo mundo é ruim. O futebol está caminhando para um caminho que, infelizmente, todos nós, jornalistas, treinadores, jogadores e torcedores estão perdendo. O futebol está acabando. Está no finalzinho — vaticinou o agora ex-treinador do Fluminense.

Renato lembra críticas a Guardiola: 'Sou vacinado'

Apesar do semblante fechado, Renato procurou demonstrar naturalidade com as críticas. Se disse "vacinado", mas seguiu com o desabafo.

— Eu estou bem vacinado no futebol, sei da minha capacidade. O Guardiola, que eu considero o melhor treinador do mundo, no início do ano, uns meses atrás, estava sendo chamado de burro. Então hoje em dia no futebol nada mais me surpreende. Nada, nada, nada, dentro e fora de campo, justamente devido às redes sociais — declarou o técnico.

continua após a publicidade

— Todo mundo é treinador hoje em dia, todo mundo pega a rede social, opina. Algumas pessoas vão atrás da pessoa que não entende nada — não são todas, mas muitos da rede social não entendem nada de futebol — e faz a opinião pública. Aí quem paga o pato é o treinador, o jogador. O que a gente vai fazer?

Renato Gaúcho Fluminense Lanús Sul-americana
Renato Gaúcho não frequentará mais o banco do Fluminense (Foto: Mauro Pimentel/AFP)
  • Matéria
  • Mais Notícias