Flamengo x Fluminense - Ganso

Ganso tem a missão de conduzir o Fluminense para longe da zona de rebaixamento (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Joel Silva
04/11/2019
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

Sem vencer há cinco jogos, o Fluminense se vê mergulhado dentro do Z4. Com 31 pontos, o Tricolor ocupa a 17ª posição e vai precisar de uma arrancada para se livrar do rebaixamento. Para isso, o time vai ter que quebrar uma incômoda escrita que acompanha o clube nas últimas três temporadas.

O Fluminense costuma perder força na reta final do Brasileirão. Em 2018, após a 30ª rodada, o Tricolor era o 9º colocado, com 40 pontos, sete de diferença para o Z4. Apesar da vantagem, acabou se livrando do rebaixamento apenas no último jogo, quando venceu o América-MG, no Maracanã, única vitória conquistada nas últimas oito rodadas.

Já em 2017, a situação não foi tão dramática, porém o desempenho esteve longe do ideal. O Fluminense venceu três das últimas oito rodadas, encerrando a participação na 14ª posição, com 47 pontos, quatro a mais que o Coritiba, o primeiro do Z4.

TABELA 
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro


A queda de rendimento aconteceu também quando o Tricolor tinha ambições mais dignas. No Brasileiro de 2016, após a 30ª rodada, o Fluminense estava em 6º lugar, dentro da zona de classificação para a Libertadores e conseguiu a proeza de não vencer até o fim da competição, somando quatro derrotas e quatro empates. O time despencou na tabela e terminou na 13ª colocação. Na ocasião, Marcão comandou a equipe nas últimas quatro partidas, substituindo Levir Culpi, que foi demitido.

Atualmente a diferença para o Cruzeiro, o primeiro fora do Z4, é de dois pontos. Para se manter na Série A, o Fluminense vai ter que superar a pressão por resultados, os problemas financeiros e físicos, além do histórico recente. Restam oito rodadas. Cinco longe do Rio (São Paulo, Internacional, CSA, Avaí e Corinthians) e três no Maracanã (Atlético, Palmeiras e Fortaleza). Projetar o futuro é importante, mas na avaliação de Daniel, o Tricolor precisa sair dessa situação jogo a jogo.

- Lógico que em algum momento se faz contas, olha a tabela, vê os jogos dos adversários, mas acho que tem que ir jogo a jogo. Não vai adiantar nada a gente ficar pensando em fazer 45, 44 ou 46 pontos para se salvar, porque cada jogo é uma história. Então pensamos apenas no próximo jogo e temos que vencer.

ÚLTIMAS OITO RODADAS


BRASILEIRO DE 2019

São Paulo x Fluminense
Internacional x Fluminense
Fluminense x Atlético
CSA x Fluminense
Fluminense x Palmeiras
Avaí x Fluminense
Fluminense x Fortaleza
Corinthians x Fluminense

BRASILEIRO DE 2018 - UMA VITÓRIA

Santos 3 x 0 Fluminense
Fluminense 0 x 1 Vasco
Fluminense 0 x 0 Sport
Palmeiras 3 x 0 Fluminense
Fluminense 0 x 0 Ceará
Bahia 2 x 0 Fluminense
Internacional 2 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 0 América - MG

BRASILEIRO DE 2017 - DUAS VITÓRIAS

Fluminense 1 x 1 Bahia
Botafogo 1 x 2 Fluminense
Fluminense 2 x 2 Coritiba
Cruzeiro 3 x 1 Fluminense
Corinthians 3 x 1 Fluminense
Fluminense 2 x 0 Ponte Preta
Fluminense 1 x 2 Sport
Atlético-GO 1 x 1 Fluminense

BRASILEIRO DE 2016 - NENHUMA VITÓRIA

Fluminense 1 x 2 São Paulo
Coritiba 1 x 1 Fluminense
Fluminense 2 x 2 Vitória
Cruzeiro 4 x 2 Fluminense
Fluminense 1 x 1 Athletico
Ponte Preta 1 x 0 Fluminense
Figueirense 1 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 1 Internacional