Passado uruguaio: carreiras ligam Flu e Nacional a M. Oliveira e Percovich

Treinadores do profissional e do sub-20 do Fluminense têm suas trajetórias diretamente ligadas ao Nacional (URU). Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, pela Sul-Americana

Montagem Marcelo Oliveira e Leo Percovich - Fluminense
Marcelo Oliveira (à esquerda) e Percovich (à direita) jogaram no Nacional (URU) (Foto: Divulgação) 

Escrito por

A ligação entre Fluminense e Nacional (URU) vai muito além dos confrontos dentro de campo. Fora dele, a trajetória de dois treinadores tricolores fazem com que os caminhos de brasileiros e uruguaios se cruzem. Marcelo Oliveira, técnico do profissional, atuou na equipe em 1982, enquanto Léo Percovich, treinador do sub-20, foi formado nas "canteras" do clube. Nesta quarta-feira, às 19h30, no Nilton Santos, as histórias se encontram pela Copa Sul-Americana.  

Marcelo Oliveira teve passagem emblemática pelo Nacional. Contratado em 1982, era tratado com carinho pelos torcedores. No Uruguai, brilhou ao lado do também brasileiro Milton Cruz em uma época onde a equipe se segurava para manter a base campeã da Libertadores e Mundial em 1980. Nomes como Rodolfo Rodríguez, Waldemar Victorino, Víctor Espárrago, Juan Carlos Blanco e Eduardo de la Peña - todos citados pelo treinador. 

- Joguei há muito tempo atrás no Nacional. Foi uma situação um pouco diferente da vivida atualmente pelos clubes uruguaios e brasileiros. Os jogadores vão se destacando e saindo. Quando joguei lá, a maioria absoluta era da seleção uruguaia. A camisa do Nacional é muito forte, foi campeão do mundo e da Libertadores. Nosso maior respeito ao futebol uruguaio porque é muito competitivo - declarou o treinador, ao LANCE!

Marcelo Oliveira Nacional
Marcelo Oliveira (à direita) pelo Nacional (URU) (Foto: Acervo Pessoal)

A chegada de Marcelo Oliveira marca uma história interessante. Durante um amistoso no Centenário, entrou faltando 25 minutos para a partida acabar e marcou os dois gols da vitória contra o San Lorenzo (ARG). Logo após o duelo, dentro do vestiário, foi chamado às pressas pela diretoria para assinar um contrato definitivo por temer que o Peñarol (URU) se interessasse em sua contratação. No total, somou 23 jogos e cinco gols pelo clube.

Já Leo Percovich foi formado na categoria de base do Nacional. Promovido aos profissionais em 1987, estava no elenco que conquistou os títulos da Copa Libertadores da América e da Intercontinental em 1988, e o Uruguaio em 1991 e 1992. Esteve ao lado de nomes como Hugo De León e também é lembrado com carinho pelos torcedores uruguaios. 

- Foi fundamental. Ter começado no Nacional me deu uma base para o futebol. Um clube de historia e tradição muito alta. O Nacional já havia sido bicampeão da Libertadores e Mundial. Teve Hugo De León, o próprio Manga, muitos jogadores que fizeram historia no pais e no mundo. Minha divisão de base foi toda no Nacional até o profissional, acho que fui um dos poucos que conseguiu fazer esse caminho, porque naquela época compravam goleiro de outro clube - disse Percovich, ao L!

Léo Percovich
Percovich foi goleiro do Nacional (URU) (Foto: MAILSON SANTANA/FFC)

Mesmo no pior momento de sua vida, Percovich contou com o apoio do Nacional. No final de 2017, perdeu duas filhas em um grave acidente de carro, mas encontrou forças para superar essa etapa. Através das redes sociais, o clube uruguaio se manifestou em apoio ao treinador. A forte ligação entre as equipes ganhou um importante capítulo fora de campo.  

- São duas equipes de tradição, centenárias, de muitos títulos, de torcidas fiéis, onde procuram sempre ser protagonistas. São muito parecidos. O Nacional tem historia de ser copeiro, então isso internacionalmente dá um pouco mais de renome. Mas se encontram em uma fase que os dois estão querendo vencer, então promete ser um grande jogo. O Nacional tem investido muito na divisão de base, se encontra em situação estável, mas isso não significa que o Fluminense não está procurando a independência financeira também. São dois clubes em evolução que buscam alcançar a final. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter