André cresce em briga por vaga no meio, Fluminense tem problemas no ataque, mas segue eficiente
Time abriu o placar com gol de Caio Paulista mas jogo reativo não funcionou como de costume; partida encerrou com empate

Em um jogo de agilidade e marcação fechada, o Fluminense manteve a invencibilidade no Campeonato Brasileiro com o empate por 1 a 1 com o Fortaleza, na Arena Castelão, neste domingo. O Tricolor carioca conseguiu reverter a pressão sofrida no primeiro tempo e Caio Paulista abriu o placar logo após o retorno ao gramado. Apesar de a eficiência seguir sendo a marca desta equipe, a atuação abaixo do esperado do setor ofensivo preocupa novamente.
+ ATUAÇÕES: Caio Paulista abre o placar para o Fluminense no Castelão e recebe a melhor nota
Vale destacar a volta de André ao time. Muito elogiado por Roger Machado após a última partida apesar de quase não ter aparecido entre os relacionados com o treinador, o volante foi titular e teve atuação segura. Com características diferentes de Yago Felipe e sem entrosamento, a equipe sentiu falta de seu usual titular, mas o jovem não ficou devendo dentro do que era esperado. Assim, ele se coloca ainda mais forte na briga com Wellington para ser o primeiro reserva.
- O André eu vejo com características de primeiro homem, protetor da zaga. Intensidade na retomada, encurtamento, bom jogo físico, uma relativa boa bola aérea e tem uma construção em primeiro terço. Dentro do jogo, quando conversei com Martinelli e André sobre as posições, não quis direcionar qual deles seria o primeiro ou segundo volante porque eles tiveram muito mais amostragem na base do que eu. Dentro da circunstância, eles me passaram que o André sempre foi mais primeiro e o Martinelli segundo - disse Roger.
+ Veja a tabela do Brasileirão
- Como estamos jogando com um tripé, optei por colocar o André em uma posição de mais conforto, mas em alguns momentos eles trocaram. Mas ali já nos gerou mais dificuldade, o André não está tão acostumado com a dinâmica, por vezes toma uma decisão que não era adequada para o momento. A partir disso eu fixei o André como primeiro, deixando o Nene e o Martinelli como os outros dois médios - completou.
O duelo começou com pressão total do Fortaleza, que se movimentou em campo com boas troca de passes e interceptou quase todas as tentativas de inversão das jogadas, finalizando mais vezes. A defesa do Fluminense teve baixo rendimento pela direita, especialmente com Calegari, e o mandante conseguiu se infiltrar em diversos momentos.
No segundo tempo, o Fluminense abandonou a proposta reativa e partiu para a ofensividade. Com a linha de marcação mais à frente e Martinelli com liberdade para auxiliar os atacantes, o time conseguiu velocidade e abafou o Leão em casa. Em um escanteio, Nino cabeceou e colocou a bola nos pés de Caio Paulista, que fez o primeiro gol da noite. O empate saiu após vacilo da zaga em momento mais organizado dos comandados de Vojvoda.
A partir daí, o Flu recuou e acabou chamando o Fortaleza para o seu campo. Nas alterações, Roger optou por colocar Cazares no lugar de Gabriel Teixeira ao invés de tirar Nene, que não vinha fazendo boa partida, apesar de ter batido o escanteio que originou o gol. Improvisado na ponta esquerda, o equatoriano não rendeu e foi incapaz de auxiliar Abel Hernández, que entrou após a saída de Fred. Kayky também não se destacou na ponta direita e atrasou para receber cruzamentos.
Com relação à parte ofensiva, assim como foi contra o Santos, o Fluminense teve dificuldades de fazer sua arma dos contra-ataques ser objetiva e perigosa, como vinha acontecendo. O lado bom é que a equipe se mantém eficiente e, no momento em que conseguiu chegar com mais força, fez o gol. Caio Paulista foi a grande saída nas tentativas de ataque, mas não vinha correspondendo. O gol reafirma o bom momento.
Desta forma, o Fluminense encerrou a rodada com um ponto fora de casa, resultado favorável diante do clube que até então liderava a competição. O Tricolor ocupa agora a sexta colocação da Série A do Brasileirão, com nove pontos. Na próxima rodada, visita o Atlético-GO às 19h.
*Estagiária sob a supervisão de Luiza Sá

Fluminense
Flu Fest 2026: Fluminense divulga atrações e shows
Há 1 hora
Fluminense
Fluminense confirma novo amistoso intertemporada contra equipe carioca
Há 2 horas
Fora de Campo
Flamengo e Fluminense terão amistosos exibido por Grupo Globo
Há 8 horas
Fluminense
Faltam 15 dias: como está o Fluminense para a volta do Brasileirão?
Há 8 horas
Fluminense
Bastidores: atitude de Thiago Silva na chegada ao Fluminense deixa recado
Há 17 horas
Fluminense
Fluminense abre venda de ingressos para amistosos no Maracanã
Há 1 diaMais LANCE!

CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina

Thiago Silva vê volta ao Fluminense como pedido de desculpas e explica saída: 'Primeira vez'

Jemmes abre mão, e Thiago Silva voltará a usar a camisa 3 do Fluminense

Thiago Silva se apresenta ao Fluminense antes do previsto

Fluminense x Inter de Milão: há um ano, o Tricolor fazia história no Mundial

Fica ou sai? Entenda futuro de Canobbio no Fluminense

John Kennedy revela clube de infância, mas se declara ao Fluminense: 'Não consigo mais'

PSG encosta no Real Madrid: veja artilharia por clubes da Copa do Mundo

Veja a situação dos jogadores emprestados pelo Fluminense

Canobbio, do Fluminense, se revolta e é expulso em eliminação do Uruguai na Copa do Mundo

Canobbio, do Fluminense, vira assunto em eliminação do Uruguai: 'Vergonhoso'

Goleiro do Fluminense é internado e não tem prazo para voltar aos treinos

CBF cria nova janela de transferências após antecipação do Brasileirão






