Fluminense é eficiente, mas precisa criar com melhor qualidade
Hudson deu belo passe para Nenê garantir a vitória sobre a Cabofriense, pela primeira rodada da Taça GB. Antes, bola só chegava pelo alto, através do próprio autor do gol

A jogada do gol que garantiu a vitória do Fluminense sobre a Cabofriense no Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, neste domingo, pela primeira rodada da Taça Guanabara, foi excelente. Afinal, o volante estreante Hudson demonstrou qualidade no passe e apurada visão de jogo ao servir Nenê, que apenas tocou na saída do goleiro George e correu para o abraço. O fato de esta ter sido a única boa trama do time das Laranjeiras com a bola no chão, porém, é preocupante.
Antes do gol, que saiu aos 39 minutos do segundo tempo, o Fluminense tinha praticamente uma forma de chegar perto do gol defendido por George: com Nenê levantando a bola na área, principalmente em cobranças de escanteio ou de faltas. Assim, Felippe Cardoso cabeceou uma bola para fora e Yuri obrigou o goleiro da Cabofriense a fazer grande defesa. Em outro lance, a bola sobrou para Matheus Ferraz acertar a trave.
Dois fatores contribuíram para a pouca criatividade do Fluminense no campo de ataque neste domingo: o gramado em péssimo estado do Elcyr Resende e, principalmente, a quantidade de volantes que o estreante técnico Odair Hellmann usou na equipe titular: Hudson, Dodi e Yuri. Quando o treinador adiantou o time, colocando Pablo Dyego no lugar de Yuri, o Fluminense esboçou o despertar na partida.
Pablo Dyego não entrou bem, mas abriu caminho para Odair apostar em jogadores com mais mobilidade. Com o garoto Miguel no lugar de Felippe Cardoso e com Matheus Alessandro no lugar de Lucas Barcelos, o Flu tocou e prendeu melhor a bola no campo de ataque e encontrou o caminho do gol.
Espaços na defesa
Apesar da formação com três volantes, o Fluminense deu muito espaço para contra-ataques da Cabofriense. No primeiro tempo, após um falha de Nenê, Marcus Índio só não abriu o placar porque Marcos Felipe brilhou ao defender a bola que morreria no ângulo esquerdo. No segundo tempo, foi a vez de Matheus Ferraz cair e deixar Max livre para driblar Marcos Felipe. Luccas Claro foi quem apareceu em cima da linha para cortar o chute do atacante. Odair precisa fechar a casa logo, pois a sorte dos destaques individuais pode não ser duradoura.
Desfalques pesaram
Justiça seja feita, o Fluminense entrou em campo para a primeira rodada da Taça Guanabara sem vários de seus principais nomes para a temporada. O lateral-esquerdo Egídio, o volante Henrique, o meia Yago Felipe e o atacante uruguaio Michel Araújo não foram regularizados a tempo desta primeira rodada. O meia Ganso teve de cumprir o último jogo suspensão causada por ofensa e agressão a um quarto árbitro na edição passada do Estadual. Esses jogadores são esperados para a segunda rodada, na próxima quinta-feira, contra a Portuguesa da Ilha, no Maracanã.
Outros cinco desfalques só devem voltar em fevereiro. O zagueiro Nino está com a Seleção Brasileira Sub-23, mesmo caso do atacante Fernando Pacheco, que está com a seleção peruana da mesma categoria. Ambos disputam o Pré-Olímpico, na Colômbia. No departamento médico, estão os atacantes Caio Paulista, por lesão na coxa esquerda, Marcos Paulo e Evanilson, ambos por lesão na coxa direita.

Futebol Nacional
Vasco tem aproveitamento superior ao Fluminense em pênaltis; veja números
Há 3 horas
Fluminense
Zubeldía enfrenta dilema para escalar o Fluminense diante do Vasco
Há 5 horas
Fora de Campo
Fluminense x Vasco: vidente prevê jogo difícil no clássico carioca
Há 6 horas
Futebol Nacional
Fluminense e Vasco buscam protagonistas em clássico decisivo na Copa do Brasil
Há 7 horas
Futebol Nacional
Clima, show e amistosos retardaram evolução do gramado do Maracanã
Há 7 horas
Fora de Campo
Fluminense x Vasco: IA aponta quem avança na Copa do Brasil
Há 16 horasMais LANCE!

Fluminense aguarda nova proposta pela SAF, diz Montenegro

Hércules, do Fluminense, atrai interesse do Zenit, da Rússia

Classificados nas oitavas de final da Copa do Brasil faturam alta premiação

Fluminense x Vasco: onde assistir e prováveis escalações do jogo pela Copa do Brasil

Copa do Brasil bate recorde negativo de gols na ida das oitavas de final

Ex-Fluminense dispara sobre Zubeldía: 'Não tenho simpatia'

Quem avança para as quartas de final da Copa do Brasil? Vote

Escassez de gols vira preocupação no Fluminense de Zubeldía

Vasco x Fluminense lidera audiência na Copa do Brasil

Fluminense x Vasco vai ter arbitragem de Copa do Mundo

Análise tática do Guffo: os destaques da ida das oitavas da Copa do Brasil

Números mostram como o Fluminense utiliza menos a base com Zubeldía

Fluminense recupera Jemmes, mas segue sem Thiago Silva e Freytes contra o Vasco



