Abel Braga e Gum - Fluminense

Abel e Gum, durante a última passagem do treinador pelo Fluminense (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C)

Luiza Sá e Marcello Neves
15/09/2018
11:01
Rio de Janeiro (RJ)

Liderança e conduta exemplar. Para o técnico Abel Braga, essas são duas das melhoras características de um dos ídolos recentes do Fluminense, o zagueiro Gum. Prestes a completar 400 jogos com a camisa tricolor, o jogador foi exaltado pelo ex-comandante, com quem trabalhou de 2011 a 2013 e de 2017 até julho deste ano. Juntos, Abel e Gum conquistaram o Campeonato Brasileiro de 2012, além do Carioca do mesmo ano.

- Uma coisa diferente no Gum é que raramente você vê um atleta com dez anos de clube. Isso existia no meu tempo de jogador, não hoje em dia. Ele teve bons e maus momentos, mas sempre foi muito crucificado e é justamente aí que entra o grande segredo do Gum. Ele é um líder, uma liderança muito positiva para o grupo. Nunca teve qualquer tipo de deslize no aspecto disciplinar. É um cara com uma conduta exemplar, que dá a vida em qualquer jogo e em qualquer treino - comentou o treinador.

Depois de alguns anos como titular indiscutível, Gum acabou perdendo a posição na última temporada e amargou algumas partidas no banco de reservas. Abel Braga relembrou o último ano e exaltou a postura do jogador. O zagueiro só tem contrato até o final de 2018, mas já abriu conversas com o Flu para renovar.

- Com o tempo, as pessoas adquiriram um carinho especial por ele. Mesmo aqueles que não gostam têm um respeito enorme por ele. Está sempre preocupado com tudo aquilo que acontece em volta e orienta bastante os garotos. E nunca reclamou de estar na reserva. A conduta dele sempre foi a mesma. O comportamento dele é único, seja como atleta ou como pessoa. Merece muito mais coisa de bom na vida, porque é muito difícil ver alguém com uma conduta como a dele. Fico feliz de poder falar dele. É um ídolo para o torcedor tricolor - completou.