Libertadores: Flamengo volta ao Equador após título com missão contra estreante

Rubro-Negro conquistou o título em Guayaquil há seis meses e, agora, tenta iniciar a caminhada com o pé direito

Gabigol Embarque do Flamengo Mundial de Clubes
Gabigol está com a delegação que embarcou para Quito nesta segunda-feira (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Escrito por

O Flamengo já está em Quito para disputar seu primeiro compromisso na Libertadores de 2023. O duelo diante do Aucas serve para ditar o ritmo do atual campeão neste ciclo e, também, pode dar ainda mais confiança ao elenco comandado por Vítor Pereira. Curiosamente, a viagem marca o retorno ao Equador, cerca de quatro meses depois de conquistar a América em Guayaquil. 

+ Com novidade na delegação, Flamengo embarca para Quito de olho na estreia da Libertadores

Mesmo com o retorno, o Rubro-Negro chega em momento bastante diferente do que naquela decisão, inclusive no banco de reservas. Ao contrário do time acertado de Dorival Júnior, o Flamengo de Vítor Pereira ainda mostra algumas deficiências e, apesar das vitórias recentes, não passa confiança. No entanto, a missão permanece a mesma: vencer. 

A DECISÃO E A MISSÃO

No dia 27 de outubro de 2022, o Flamengo entrou em campo no Estádio Monumental de Guayaquil para enfrentar o Athletico Paranaense na final da Libertadores. Em jogo truncado, a equipe de Dorival Júnior saiu com a vitória por 1 a 0, com gol solitário de Gabigol, que decidiu novamente o título mais importante da América a favor do Rubro-Negro carioca. 

Além de iniciar a caminhada com o pé direito, o Flamengo terá outros objetivos na noite de quarta, em Quito. Uma delas é impor a primeira derrota ao Aucas na Libertadores, já que a equipe equatoriana é estreante na competição. Essa o Rubro-Negro terá em dose dupla, já que o Ñublense, do Chile, também está disputando sua primeira edição. 

+ Final do Carioca: árbitro relata cantos homofóbicos da torcida do Flamengo em súmula

O Flamengo não perde uma partida fora de casa na Libertadores desde a visita ao Independiente Del Valle, em 2020, justamente em terras equatorianas. Foram 13 jogos nestas condições: venceu 11 e empatou duas. O recorte não conta as finais da competição, disputadas em campo neutro. 

Flamengo Libertadores 2022 Taça
O elenco rubro-negro levanta a Taça em Guayaquil (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

POSSÍVEIS MUDANÇAS NA ESTREIA

Apesar da proximidade entre os duelos, o Flamengo deve ter diversas mudanças em relação ao time que entrou em campo na final da Libertadores. Na ocasião, Dorival Júnior mandou a seguinte equipe a campo: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro. 

Rodinei e João Gomes deixaram o clube, enquanto Arrascaeta está lesionado e deve ficar de fora dos gramados por cerca de dois meses. Thiago Maia é outro que foi cortado da estreia por desconforto muscular. Filipe Luís, Gabi e Everton Ribeiro não foram titulares na decisão do Fla-Flu, estão à disposição de Vítor Pereira, mas ainda são dúvidas no time titular. O restante tem tudo para iniciar a partida. 

Vidal Flamengo Athletico Libertadores
Vidal celebra título do Rubro-Negro (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Flamengo e Aucas entram em campo às 19h (de Brasília), no Estádio Gonzalo Polo Rispaldo, em Quito. A delegação viajou nesta segunda-feira e treina na capital equatoriana na terça, antes de se concentrar visando a estreia na Libertadores. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter