Gestão Esportiva na Prática: Futebol em 2 km – A jornada de Pedro e o valor do instinto
No jogo das métricas, o oportunismo ainda vale ouro

Na semana passada, a análise fria de uma corrida acendeu uma fogueira no Flamengo. Filipe Luís, técnico do clube, foi direto na coletiva após a vitória sobre o São Paulo - como é do seu perfil: Pedro precisava entregar mais. E apresentou dados para sustentar sua visão - quilometragem, intensidade, comprometimento.
Foi o suficiente para instaurar o tribunal público do "caso" Pedro. Em vez de conversas no vestiário, vieram julgamentos na mídia, debates nas redes e vaias no Maracanã. Como se o esforço de um atleta pudesse ser traduzido apenas por satélites e sensores. Como se o futebol fosse uma ciência exata.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Pedro respondeu. Se posicionou. Conversou com seus companheiros. E, sobretudo, se apoiou na sua fé.
Dias depois, o Flamengo foi derrotado pelo Santos. Pedro, condenado. Filipe, criticado. E no meio do caos, ainda apareceu Neymar - não o craque, mas o amigo - para abraçar Filipe, como quem diz: "Você não está sozinho". Mais uma chuva de críticas e julgamentos. Filipe já estava sendo levado de prodígio a treinador que ainda não tirou as chuteiras.
No domingo seguinte, o Flamengo enfrentaria o Fluminense. Um clássico que carregava mais do que rivalidade: era o primeiro Fla x Flu, após um Mundial frustrante - onde seu rival regional ficou à sua frente no torneio. O ambiente estava pesado. Pedro foi novamente relacionado para o banco de reservas. Cenário pronto para vaias, novos julgamentos e tensão à flor da pele rubro-negra.
Daí entra em cena o futebol, esse dramaturgo genial, que adora reviravoltas. E coube a ele, Pedro, mudar o roteiro. Recebeu do treinador 20 minutos, deve ter percorrido cerca de 2 km - número tímido para os vigilantes do GPS -, mas o suficiente para estar no lugar certo, na hora certa. Escanteio. Desvio. Instinto. Gol.
Gol de centroavante. Estilo Romário. Gol de quem transforma pouco em tudo. A bola veio quadrada sete dias antes, o contexto era torto, mas Pedro, com técnica e fé, dominou a jogada e colocou ela para dentro. Vitória para o Flamengo e, em uma semana que tinha todos os ingredientes para terminar com um gosto amargo para o clube da Gávea, a bola saiu dos pés de Pedro direto para as redes, e para o treinador e diretoria do clube, redonda e com três pontos na bagagem.
Mais uma aula do futebol
Enquanto discutirmos somente os dados, seguiremos esquecendo do invisível. Da alma. Da coragem de acreditar quando ninguém mais acredita. No mundo dos algoritmos, o imponderável ainda dita o placar. Os números seguirão importantes. A sensibilidade e a visão sistêmica de quem trabalha no futebol, seguirão fundamentais.
Obrigado, futebol. Por ser maior do que as planilhas. E por nos lembrar, sempre, que o essencial, ainda escapa dos radares e segue sendo invisível aos olhos.

Gestão Esportiva na Prática: veja mais publicações
Felipe Ximenes escreve sua coluna no Lance! todas as quartas-feiras. Confira outras postagens do colunista:
➡️Coragem tem preço; valor, não
➡️SE, o jogador que entra em campo assim que a partida acaba
➡️O futebol nos ensina todos os dias. E teimamos em não aprender
Tudo sobre

Futebol Nacional
Vasco x Flamengo terá mais de mil policiais e segurança reforçada no Nilton Santos
Há 18 minutos
Futebol Nacional
Vasco x Flamengo: clubes anunciam venda de ingressos do clássico
Há 2 horas
Fora de Campo
Rizek critica demissão de Filipe Luís: 'Trabalho irretocável'
Há 3 horas
Flamengo
Caso Rojo: Flamengo mantém otimismo para reverter eliminação na Libertadores; entenda os argumentos jurídicos
Há 3 horas
Flamengo
Pulgar revela bastidores de pênalti decisivo de Carrascal em vitória do Flamengo
Há 5 horas
Futebol Nacional
Sócio-torcedor: clubes brasileiros apostam em tecnologia e benefícios para atrair fãs
Há 6 horasMais LANCE!

Flamengo chega a 69,6% de chance de título no Brasileirão após vitória sobre o Atlético-MG

Vasco x Flamengo: 5 motivos para não perder o clássico pelo Brasileirão

CBF detalha semifinal da Copa do Brasil Feminina; veja datas, horários e onde assistir

Arrascaeta manda recado sobre briga com Palmeiras pela liderança do Brasileirão: 'Não interessa o rival'

Jornalista ironiza lance de pênalti em Flamengo x Atlético

Vasco tem retrospecto desfavorável contra o Flamengo no Nilton Santos; veja números

Mãe de filha de ex-Flamengo revela traições do jogador: 'Eu vi'

Opinião: Flamengo precisa tratar clássico com o Vasco como final de Copa do Mundo

Ressaca pós-eliminação não abala Flamengo, que tem em Carrascal o herói sob regência da torcida

Decisão da arbitragem em Flamengo x Atlético-MG viraliza: 'Claramente'

Jardim vê vitória de campeão do Flamengo e ida à final da Libertadores como 'possível'

Torcida do Palmeiras reage à vitória do Flamengo: 'Vergonha'

Lance de Rossi em Flamengo x Atlético-MG gera revolta: 'Sempre avisei'
