menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Corinthians sofre para criar, mas de novo joga bem com 10. Por quê?

Timão quase não levou perigo no primeiro tempo contra o Cruzeiro, mas melhorou na etapa final quando já não tinha Douglas, expulso

Cruzeiro x Corinthians
imagem cameraCorinthians perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão (Foto: Fernando Michel)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 15/11/2018
00:15
Atualizado em 15/11/2018
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Corinthians mais uma vez demonstrou no primeiro tempo contra o Cruzeiro enorme dificuldade para criar perigo ao adversário, algo que já vem acontecendo há alguns jogos. O técnico Jair Ventura apostou na repetição do quarteto ofensivo formado por Pedrinho, Jadson, Romero e Danilo, mas viu a equipe assustar pouco o goleiro Fábio.

Aberto pelo lado direito, Pedrinho foi quem mais participou das jogadas e deu bons passes até se cansar no segundo tempo e ser substituído. Jadson, pelo meio, foi pouco efetivo na criação, mesmo com a movimentação constante de Danilo. Mas o pior do sistema ofensivo do Corinthians é o lado esquerda. Romero teve as "ajudas" de Danilo Avelar e Douglas e mais reclamou do que jogou futebol no primeiro tempo.

O curioso é que o Corinthians melhorou na criação no segundo tempo, quando tinha dez jogadores após a expulsão de Douglas no último minuto da etapa inicial. O mesmo já havia acontecido no último sábado, quando Araos foi expulso no primeiro tempo do clássico contra o São Paulo.

Jair Ventura adotou a mesma estratégia: Thiaguinho no lugar de Danilo, Romero adiantado como "falso 9" e Jadson pelo lado esquerdo, em um 4-4-1. Em busca do empate, o Corinthians cresceu na partida e só não marcou porque Fábio fez boas defesas.

continua após a publicidade

A pergunta que fica é: por que o Corinthians consegue jogar bem com dez jogadores, mas tem tido atuações ruins com 11 em campo?

-> Um dos motivos é a entrada de Thiaguinho. Após participar do gol no clássico contra o São Paulo, o volante mais uma vez entrou bem, ajudou nas jogadas de ataque e carimbou o travessão. Pode ser opção para a vaga de Douglas, suspenso - Araos, que voltará de suspensão, é o concorrente.

-> Outro motivo é o recuo do Cruzeiro, que só cumpre tabela no Brasileirão após a conquista da Copa do Brasil. A equipe desacelerou no segundo tempo e mais esperou o Corinthians para buscar contra-ataques. Correu risco de levar o empate em casa mesmo com um jogador a mais em campo.

-> Há ainda o fato de o Timão ter corrido atrás do resultado. Diante do São Paulo, a partida estava empatada quando Araos foi expulso, mas o Corinthians foi melhor que o adversário, abriu o placar e depois levou o empate. Contra o Cruzeiro, o Timão precisava se arriscar mais ao ataque para ao menos voltar com um ponto de Belo Horizonte.

Independentemente da razão de o Corinthians ter novamente se portado bem com um a menos, Jair Ventura certamente fará mudanças para o próximo jogo, contra o Vasco, no sábado. Além de Douglas, suspenso, o treinador não poderá contar com Romero, que vai para a seleção paraguaia. Pode ser a "brecha" para o Timão ter novo gás ofensivo.

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias