Adversário do Corinthians na primeira fase da Copa do Brasil quase desistiu de jogar o torneio

Em 2020, Salgueiro se tornou o primeiro time do interior a ser campeão pernambucano, mas dificuldades financeiras fizeram clube ameaçar não disputar a competição

Salgueiro campeão pernambucano
Título pernambucano do Salgueiro foi o primeiro de um time do interior (Foto: Assessoria FPF)

Escrito por

O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil, realizado na última terça-feira (2), colocou o Corinthians diante de um adversário que teve um 2020 especial, mas iniciou 2021 repleto de incertezas. Trata-se do Salgueiro, que tornou-se o primeiro time do interior de Pernambuco a ser campeão no estado. Porém, o clube chegou a pedir desistência, tanto do torneio nacional quanto da Copa do Nordeste, alegando falta de recursos. 

Com dificuldades financeiras, principalmente por conta do corte do patrocínio que vinha da prefeitura da cidade, o Carcará encaminhou um ofício à Federação Pernambucana de Futebol no início de fevereiro informando da desistência de participar da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. No entanto, um dia depois o clube voltou atrás e resolveu participar das competições alegando pressão por parte da torcida salgueirense. 

Em uma entrevista coletiva concedida no mesmo dia em que protocolou a "desistência da desistência", o presidente do Salgueiro, João Guilherme da Luz, se contradisse quanto ao interesse do Náutico em relação à vaga, e que já tinha adiantado a cota de participação da Copa do Brasil.

Título pernambucano

Após uma campanha muito positiva na primeira fase do Pernambucano de 2020, onde ficou em segundo colocado, com cinco vitórias, um empate e três derrotas, a equipe garantiu vaga direta na semifinal, fase em que superou o Afogados por 3 a 0. Na final, foram dois empates com o Santa Cruz (1 a 1 e 0 a 0), primeiro colocado nos pontos corridos, e invicto na competição. A conquista ocorreu na disputa por pênaltis. 

>> Confira a tabela do Brasileirão e simule os próximos jogos

Base pra 2021

Com a crise financeira, o Salgueiro perdeu alguns destaques da última temporada, como o atacante Renato Henrique, artilheiro do time na Série D de 2020, que acertou com o Hercílio Luz, de Santa Catarina. Além dele, nomes como Muller Fernandes, Daniel Nazaré e Ciel deixaram o Carcará, que, por sua vez, reforçou-se com jogadores como Aruá, Felipe Baiano, Hericles, Carlos Henrique, Evandro, Emanuel e Cássio Ortega. 

Para melhorar a sua condição financeira, a diretoria salgueirense tem feito algumas ações a fim de envolver os torcedores, como planos de sócio-torcedores e até mesmo conta para transferência via PIX. 

Nesta temporada, o time pernambucano tem duas vitórias, ambas no Estadual, contra Afogados e Sport, e uma derrota, na estreia da Copa do Nordeste, contra o Bahia. 

Técnico português  

O grande reforço do Salgueiro para a temporada de 2021 foi a permanência do técnico português Daniel Neri. O profissional, de 41 anos, foi o comandante da equipe pernambucana no importante título estadual, mas não conseguiu cumprir a promessa do acesso do clube ao Série C, sendo que ele foi eliminado nas oitavas de final para o Altos, do Piauí. 

Com passagens pela base e times principais do Progresso e Dragon Force, de Portugal, e Daniel veio para o Brasil, onde passou pelas categorias de formação de equipes pernambucanas como Porto, onde também chegou a treinar o time profissional, e Sport, antes de chegar ao Salgueiro, em 2019. 

Pelo Carcará, Daniel tem 52 jogos, com 21 vitórias, 19 empates e 12 derrotas. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter