Suárez sabe como fazer gol no francês Lloris, e já contou em livro

Em sua biografia, lançada em 2014, o uruguaio encheu de elogios o goleiro adversário no jogo desta sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo, mas indicou como batê-lo

Treino do Uruguai
Atacante do Barcelona acostumou-se a enfrentar Lloris enquanto jogava pelo Liverpool (Foto: AFP/MARTIN BERNETTI)

Escrito por

Para enfrentar a França, às 11h (de Brasília) desta sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo, o Uruguai tem à disposição um especialista em fazer gol em Lloris. Ao menos, na teoria. Luis Suárez já escreveu até em livro a melhor forma de balançar as redes do seu adversário.

Em sua autobiografia, intitulada "Mi vida, Luis Suárez" ("Minha vida, Luis Suárez", em tradução livre em português), lançada em 2014, enquanto o atacante cumpria a suspensão pela mordida em Chiellini na Copa do Mundo daquele ano, o jogador enche o goleiro do Tottenham de elogios. Mas, também, ensina um antídoto para suas qualidades.

"Hugo Lloris sempre sai, é rápido, muito rápido nas saídas. Você sabe que tem que reagir rapidamente ou ele vai te deixar sem espaço, mas também tem a possibilidade de encobri-lo, porque vai sair da linha do gol. Ele é realmente muito bom, embora às vezes tenha um excesso de confiança, mas tem agilidade e velocidade de reação raras de se encontrar. Ele é um exemplo" (página 206, editora Planeta)

Suárez já enfrentou Lloris seis vezes, mostrou que sabe aplicar sua teoria, fazendo quatro gols, vencendo três desses jogos, empatando dois e perdendo apenas um. Foram dois encontros entre ambos pelas seleções e outros quatro em duelos entre Liverpool (clube do atacante entre 2011 e 2014) e Tottenham (onde atua Lloris desde 2012). E o camisa 9 da Celeste 

O primeiro encontro entre eles foi em 28 de novembro de 2012, e Suárez perdeu por 2 a 1, sem fazer gol. Mas, depois, sempre balançou as redes contra o goleiro pelo Liverpool. Em 10 de março de 2013, Suárez recebeu no bico da pequena área e aproveitou a saída rápida de Lloris para tocar de primeira, bem perto da trave, abrindo a vitória por 3 a 2, em casa.

Em 15 de dezembro de 2013, Lloris sofreu com um show de Suárez na vitória por 5 a 0 do Liverpool, na casa do Tottenham. O uruguaio deu a assistência para Flanagan e Sterling balançarem as redes, provocou o rebote no gol de Henderson e marcou duas vezes, uma delas exatamente encobrindo Lloris, como ensina em seu livro.

A última vez em que Suárez balançou as redes do francês foi em 30 de março de 2014. 4 a 0 para o Liverpool diante do Tottenham, e o uruguaio saiu diante de Lloris e batendo rasteiro, com a bola quase tocando a trave esquerda, para deixar sua marca.

Pela seleção, contudo, Suárez ainda não venceu nem marcou gol sobre Lloris. Os dois encontros entre Uruguai e França com ambos em campo terminaram 0 a 0, tanto em amistoso em 19 de novembro de 2008, em Saint-Denis, na França, quanto na fase de grupos da Copa do Mundo de 2010, em 11 de junho daquele ano, na estreia dos times no Mundial na África do Sul.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter