Ídolo da Holanda revela mágoa por eliminação para o Brasil na Copa do Mundo de 1998

Frank De Boer comentou que se o VAR existisse na época, a Laranja teria sido campeã do Mundial disputado na França

Frank De Boer
Defensor disputou duas Copas do Mundo pela Holanda (Foto: Matthew Ashton/EMPICS Sport)

Escrito por

A Copa do Mundo do Qatar colocou a Holanda em um caminho similar a Copa de 1998. Assim como naquele Mundial, disputado na França, a seleção holandesa enfrentará a Argentina nas quartas de final e, se passar, poderá ter o Brasil pela frente. Capitão da Laranja na época, Frank De Boer revelou mágoa daquela semifinal diante dos brasileiros, por conta de um pênalti não marcado. 

+ Crítico de Messi e Neymar, Van Gaal tem histórico problemático com argentinos

Segundo o ex-jogador, van Hooijdonk sofreu uma falta dentro da área no último lance do confronto. Naquela altura da partida, um pênalti convertido que daria a vitória, e a vaga na final, aos holandeses. Ele comentou ainda que a Holanda teria vencido a França na decisão da Copa do Mundo e coroado uma geração forte com esse título. 

- A eliminação para o Brasil na semifinal foi desnecessária e injustificada. Se tivesse havido um VAR, Pierre van Hooijdonk teria recebido um pênalti e teríamos nos tornado campeões mundiais. No final, foi uma oportunidade perdida de ganhar um prêmio com essa geração de ouro - disse, em entrevista ao De Telegraaf. 

RELEMBRE O JOGO

Naquela semifinal, Brasil e Holanda trocaram grandes chances ao longo de toda a partida. Os brasileiros marcaram primeiro com Ronaldo Fenômeno, após belo passe de Rivaldo, mas a Laranja conseguiu o empate no fim, em cabeçada de Patrick Kluivert. O duelo continuou aberto na prorrogação, mas as equipes não conseguiram marcar, o que levou a decisão para os pênaltis. 

+ Zagueiro da Holanda se torna 'queridinho' de Van Gaal com velocidade e segurança

Taffarel brilhou novamente e defendeu as cobranças de Philip Cocu e do irmão de Frank, Ronald De Boer. Foi a segunda eliminação consecutiva dos holandeses para o Brasil, dessa vez ainda mais perto da decisão da Copa do Mundo (em 94, o encontro foi nas quartas de final). A Seleção Brasileira, no entanto, não conseguiu coroar a campanha e ficou com o vice-campeonato, tendo perdido para a França. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter