Discurso de Morgan Freeman, festa e mascotes marcam a cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022

O espetáculo levantou os temas de diversidade e inclusão. E precedeu a partida de estreia entre Qatar e Equador, pelo Grupo A


Escrito por

A Copa do Mundo começou. A cerimônia de abertura aconteceu neste domingo no Estádio Al Bayt, antes da partida entre o anfitrião Qatar e o Equador, pelo Grupo A. O espetáculo trouxe o tema da inclusão, diversidade e união dos povos e contou com o ator Morgan Freeman, influenciadores e cantores.

+ Mascote da Copa do Mundo 2022: conheça La’eeb e entenda a origem do personagem

A cerimônia teve início com uma narração do ator Morgan Freeman, que se juntou a um influenciador catari Ghanim Al Muftah, portador de uma síndrome de regressão caudal. Eles protagonizaram um diálogo com o tema da inclusão.

O ator e o influenciador saíram para uma apresentação com uma música que era uma mistura das outras canções que foram temas em outras Copas do Mundo, como ‘Waka Waka’, da Shakira. Tiveram a entrada das bandeiras das seleções e dos mascotes passados do Mundial.

Após a apresentação com a dança dos artistas, o cantor da banda de k-pop BTS, Jung Kook, e o artista catari, Fahad Al-Kubasi, subiram ao palco e fizeram uma apresentação musical. Ao fim da música, Morgan Freeman voltou ao palco e discursou.

- Estamos construindo uma história incrível, em uma terra especial.

Morgan Freeman na abertura da Copa
Morgan Freeman e o influencer catari na cerimônia de abertura da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/TV Globo)

+ Copa do Mundo: Deschamps, da França, decide não convocar substituto para Benzema

No fim da cerimônia, Tamim bin Hamad al-Thani, o Emir do Qatar, discursou ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e deu início a Copa do Mundo de 2022.

- Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo Fifa Qatar 2022. Nós trabalhamos e fizemos muitos esforços para garantir o sucesso desta edição. Investimos para o bem de toda a humanidade. Durante 28 dias, vamos acompanhar essa festa de futebol nesse espaço de diálogo e civilização. As pessoas, por mais que sejam de culturas, nacionalidades e orientações diferentes, vão se reunir aqui no Qatar. Que beleza é juntar essas diferenças todas. Desejo a todas as seleções muito sucesso. Para todos vocês meus desejos de felicidades. Bem-vindos a Doha - declarou o Emir.

Embora o discurso do Emir do Qatar tem sido sobre inclusão, o país vem recebendo críticas devido as suas questões políticas e culturais que violam os direitos humanos.

+ Veja imagens de como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo de 2022

Para finalizar a apresentação, o mascote La’eeb, que tem o formato dos tradicionais lenços árabes entrou e ficou no centro. Assim, houve a queima de fogos na parte superior do estádio.

Emir do Qatar - Copa do Mundo Cerimônia de Abertura
Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Qatar, discursa na cerimônia (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter