Quem é o clube que foi mais vezes vice da Copa do Brasil?
O Lance! te mostra a lista com os times que mais perderam finais de Copa do Brasil nas 34 edições do torneio
Existem várias maneiras de encarar um vice-campeonato. Chegar tão perto do título e perder a competição, claro, é dolorido. Os brasileiros têm certa fama de não aceitar muito bem a segunda colocação. ‘O segundo é o primeiro dos perdedores’, há quem diga. Outros, nem ficam com a medalha de vice no peito.
+Olho no Brasileirão! Assine o Prime Video e acompanhe todos os jogos do seu time do coração!
Algumas pessoas enxergam o segundo lugar com orgulho, como sinônimo de uma boa campanha, de quem brigou até o fim pela taça e, por algum acaso, não concretizou o objetivo final, mas cumpriu com o planejado de estar na disputa.
Na Copa do Brasil, por 34 vezes alguma equipe amargou a segunda colocação, clubes de apenas sete estados já foram campeões. Veja, a seguir, uma lista com os times que mais passaram por esse sentimento.
TIMES COM QUATRO VICES
O Grêmio tem uma história gigante na Copa do Brasil. O time gaúcho é o que mais chegou em finais na competição: nove vezes. As cinco vezes em que saiu vencedor colocam os gremistas no posto de segundo maior campeão do torneio, atrás apenas do Cruzeiro, que tem seis taças. As quatro derrotas, porém, colocam a equipe no topo dos maiores vices do torneio mais democrático do país.
O Tricolor Gaúcho foi o primeiro campeão, em 1989, e teve a chance de conquistar a segunda taça já em 1991, mas perdeu o Criciúma após dois empates (1 a 1 no Estádio Olímpico, e 0 a 0 no Heriberto Hülse) por conta do critério de gol marcado fora de casa. Dois anos depois, o Grêmio voltou à decisão, dessa vez contra o Cruzeiro, e novamente ficou com a segunda colocação.
O segundo título veio em 1994, sobre o Ceará, e houve mais um vice em 1995, contra o Corinthians. Em três anos, portanto, os gaúchos disputaram três finais seguidas de Copa do Brasil. Mais dois títulos viriam nos anos seguintes: 1997 e 2001 – contra Flamengo e Corinthians, respectivamente.
Após uma primeira década de disputa extremamente favorável aos gremistas, com sete finais em 13 edições, o Grêmio ficou um bom período sem jogar uma final. O Tricolor esteve na decisão em 2016, 15 anos após o último título no torneio, e quebrou o jejum: comandado por Renato Gaúcho, o time bateu o Atlético-MG e levantou o caneco.
Após quatro anos, ainda com Renato à beira do gramado, o clube disputou a última final até aqui. Foi em 2020, contra o Palmeiras. O Grêmio perdeu os dois jogos, por 1 a 0 e 2 a 0, e se igualou ao Flamengo como time com mais vices na Copa do Brasil.
O Flamengo, como dito, está ao lado do Grêmio no ranking de equipes que mais vezes foram vice-campeãs do torneio mais democrático do país. O Rubro-negro, porém, tem menos títulos. A primeira taça veio ainda na segunda edição, em 1990, diante do Goiás.
O Mengão foi vice em 1997, perdendo para o próprio Grêmio, e emplacou uma sequência de três finais em apenas quatro anos: 2003, 2004 e 2006. Nas duas primeiras, amargou a segunda colocação, sendo derrotado, respectivamente, por Cruzeiro e Santo André — esta última, uma das grandes zebras da história da competição. A final de 2006 foi disputada em clássico contra o Vasco. O Mengão venceu as duas partidas (por 2 a 0 e 1 a 0). Ambos os duelos aconteceram no Maracanã.
+Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00
Depois disso, o Flamengo participou de apenas mais duas decisões, levantando o caneco em uma; saindo novamente com o vice em outra. Em 2013, a equipe foi campeã em cima do Athletico-PR. Em 2017, não houve o mesmo desfecho. Os flamenguistas foram derrotados pelo Cruzeiro, nos pênaltis, e tiveram de se contentar com o segundo lugar. O Mengão, vale destacar, é o time que mais vezes parou na semifinal do torneio (1989, 1993, 1995, 1996, 2014, 2018 e 2021).
O Corinthians foi finalista da Copa do Brasil por seis vezes. O título veio em metade delas – são três conquistas – e os três vice-campeonatos garantem o clube entre um dos que mais ‘bateram na trave’ no torneio de mata-mata. A primeira taça veio em 1995, com duas vitórias diante do Grêmio, na ida e na volta.
Em 2001, o Timão novamente encarou o Tricolor gaúcho em uma decisão, mas perdeu e ficou em segundo. O clube voltou à decisão um ano depois, em 2002, e, dessa vez, conquistou o bicampeonato. O adversário na ocasião foi o Brasiliense.
+Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Entre 2008 e 2009, o Corinthians repetiu o feito de chegar a duas finais consecutivas, e outra vez ficou com um vice e um título, respectivamente, contra Sport e Internacional. O terceiro vice veio em 2018, quando o Alvinegro deixou a taça escapar para o Cruzeiro, Já o quarto vice veio no ano passado, com a derrota nos pênaltis para o Flamengo no Maracanã.
TIMES COM DOIS VICES
Cinco clubes foram vice-campeões duas vezes: Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Athletico-PR e Coritiba. Dessa lista, vale destacar o Cruzeiro, que é o maior campeão da história do torneio, com seis títulos (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018). O clube mineiro bateu na trave apenas em 1998, contra o Palmeiras, e em 2014, contra o rival Atlético-MG.
O Coritiba é outro que merece um destaque à parte. Isso porque o Coxa é a única equipe nesse ranking que nunca foi campeã da competição. Comandado pelo técnico Marcelo Oliveira, o clube foi finalista em duas temporadas seguidas, 2011 e 2012. Na primeira, perdeu o título para o Vasco; na segunda, o carrasco foi o Palmeiras.
TIMES COM UM VICE
A lista de times que ‘bateram na trave’ uma vez é extensa, com 12 clubes: Palmeiras (1996), Atlético-MG (2016), Vasco (2006), Santos (2015), Sport (1989), São Paulo (2000), Goiás (1990), Botafogo (1999), Ceará, (1994), Brasiliense (2002), Vitória (2010) e Figueirense (2007). Os cinco primeiros já foram campeões; os outros, ficaram apenas com o vice-campeonato.
+Seu coração também bate por um Clube internacional? Aproveite camisas com até 50% OFF
*Estagiário sob supervisão de Paulo Victor Reis.
Tudo sobre