Corinthians x América-MG

Partida foi de baixo nível técnico e o América-MG saiu vencedor (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Alexandre Guariglia
28/10/2020
23:29
São Paulo (SP)

Após um jogo de nível técnico muito baixo, o América-MG bateu o Corinthians por 1 a 0 na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. Com gol de Marcelo Toscano aos 42 minutos do segundo tempo, após erro de saída de bola, a equipe mineira saiu em vantagem no confronto e agora decide em casa, na próxima quarta-feira (4), a vaga nas quartas de final da competição.

O primeiro tempo começou com o Timão melhor e mais organizado dentro de campo, construindo jogadas pelo chão. Tanto é que Cazares teve uma chance logo no início, mas chutou por cima do gol. Em seguida, a melhor jogada da etapa inicial, quando Xavier saiu da defesa, tocou para Cazares, que acionou Mateus Vital. Pela direita do ataque, o meia cruzou para a área e achou Éderson, que cabeceou raspando a trave. O goleiro já parecia batido no lance.

A partir dali, o Coelho buscou equilibrar o jogo e teve certo sucesso, principalmente em duelos no meio-campo, mas foi o Corinthians que teve uma nova oportunidade, quando Ramiro pegou rebote fora da área e arriscou o chute, a bola desviou na zaga e quase surpreendeu o arqueiro do time mineiro, que em seguida teve ajuda de Diego Ferreira para salvar bola em cima da linha.

Pouco depois, no momento em que o América-MG parecia melhor no jogo, Ademir fez boa jogada pela direita, driblou Gil de forma desconcertante e cruzou rasteiro para trás, dentro da área. Lá estava Felipe Azevado para empurrar para a rede, mas antes de o atacante finalizar, Fagner apareceu providencialmente para travar o chute e Cássio ficou com a bola sem rebote.

A partida piorou na reta final do primeiro tempo. O Timão tinha mais consistência, mas não conseguia transformar em boas chances, arriscando apenas em chutes de fora da área. Já o Coelho não teve capacidade para criar jogadas saindo da defesa e o ataque pouco trabalhou no fim da primeira etapa. A última chance foi de Mateus Vital, travado na pequena área por Messias.

Na volta do intervalo, Lisca promoveu duas substituições no ataque do América-MG colocando Geovane e Rodolfo para explorar os contra-ataques puxados pelo rápido Ademir. Enquanto Vagner Mancini manteve o time que terminou os primeiros 45 minutos, que não foram tão bons, mas em comparação com o segundo tempo, pareceram um espetáculo na Arena.

O jogo passou a ficar mais franco, mais aberto. Enquanto o Corinthians buscava a construção das jogadas, os mineiros buscavam destruir e atuar em cima do erro do adversário. No entanto, tanto a ideia corintiana quanto a ideia do Coelho foram mal executadas. As falhas técnicas foram gritantes para os dois lados, com passes errados, finalizações bizarras e com excesso de correria.

Com Ademir, o América-MG teve duas potenciais chances de gol desperdiçadas. Uma em cabeceio após cobrança de falta, que passou longe da meta, e outra em jogada individual, com uma conclusão terrível, que exemplificou a qualidade do segundo tempo na Neo Química Arena. Em seguida, Éderson tentou responder com um chute que explodiu no zagueiro Messias.

Quando o péssimo jogo parecia caminhar para um 0 a 0, a tática de Lisca falou mais alto. Cássio tentou um lançamento em saída de jogo, mas a bola foi no pé de Juninho, que tocou para Neto Berola. O atacante partiu em velocidade e cruzou para o segundo pau, onde Marcelo Toscano entrou de carrinho para anotar o gol da vitória do Coelho aos 43 minutos da segunda etapa.

Corinthians e América-MG voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 21h30, na Arena Independência, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Se o placar agregado ficar no empate, a decisão será nos pênaltis. Antes disso, pelo Brasileirão, o Timão enfrenta o Internacional, neste sábado, às 19h, na Neo Química Arena, pela 19ª rodada da Série A do Brasileiro, a última do primeiro turno.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 X 1 AMÉRICA-MG
Local:
Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data-Hora: 28/10/2020 - 21h30
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Público/renda: Portões Fechados
Cartões amarelos: Everaldo, Lucas Piton e Marllon (COR) Neto Berola e Ademir (AME)
Cartões vermelhos: -
Gol: Marcelo Toscano (43'/2ºT) (0-1)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Marllon, Gil e Lucas Piton (Sidcley, aos 27'/2ºT); Xavier, Ramiro (Léo Natel, aos 18'/2ºT) e Éderson (Boselli, aos 18'/2ºT); Cazares (Luan, aos 37'/2ºT), Mateus Vital (Cantillo, aos 27'/2ºT) e Everaldo. Técnico: Vagner Mancini.

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira (Daniel Borges, aos 48'/2ºT), Messias, Anderson e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê (Geovane, no intervalo); Ademir (Neto Berola, aos 42'/2ºT), Felipe Azevedo (Marcelo Toscano, aos 42'/2ºT) e Léo Passos (Rodolfo, no intervalo). Técnico: Lisca.