menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Quais foram as maiores zebras da história da Copa América?

Competição conta com algumas surpresas interessantes na história

Avatar
Lance!
Redação do Lance!
Dia 09/07/2024
18:00
image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraEm 2001, o Brasil foi alvo de Honduras em uma das derrotas mais inesperadas da história da Copa América. (Foto: ANTONIO SCORZA/AFP)

  • Matéria
  • Mais Notícias

A imprevisibilidade é uma das características mais apaixonantes do futebol. As zebras, protagonistas de muitas histórias que eternizam a magia do esporte, também são parte da Copa América em mais de 100 anos de trajetória.

continua após a publicidade

Nesta terça-feira (9), o Canadá enfrenta a Argentina pela semifinal do torneio, em um confronto que, para muitos, tem favoritismo completo para o lado albiceleste, atual campeão do mundo. Neste contexto, a seleção canadense surge como uma possível candidata ao posto de surpresa na competição.

Será que o time comandado por Jesse Marsch pode se juntar às maiores zebras do torneio?

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

continua após a publicidade

As maiores zebras da Copa América

HONDURAS - 2001

A campanha da seleção hondurenha na Copa América 2001 é, até hoje, lembrada como uma das maiores surpresas da história do futebol sul-americano. Após tomar o segundo lugar do Uruguai na fase de grupos, Honduras chocou o continente ao eliminar o Brasil nas quartas de final: em péssima atuação da equipe de Felipão, os hondurenhos venceram, por 2 a 0 e seguiram adiante.

Na semifinal, o time colombiano 'vingou' o Brasil e eliminou Honduras, também por 2 a 0. Na disputa pelo terceiro lugar, entretanto, mais um gigante foi derrotado pelos hondurenhos: após empate por 2 a 2 no tempo normal, o Uruguai perdeu o lugar no pódio na disputa de pênaltis.

continua após a publicidade
622_fba74616-c768-36e6-a199-588645ecb4b7
Seleção de Honduras comemora 'zebra' em vitória diante do Brasil. (Foto: AFP)

PERU - 2019

Liderada por Ricardo Gareca e Paolo Guerrero, a seleção peruana foi a grande sensação da Copa América 2019, disputada no Brasil. Garantido no mata-mata entre os melhores terceiros colocados, o Peru eliminou o Uruguai, nos pênaltis, e o Chile, bicampeão à época, com um sonoro 3 a 0.

Artilheiro da competição ao lado de Philippe Coutinho, com três gols, Paolo Guerrero conduziu a seleção à final contra os donos da casa, e apesar de ter balançado as redes na decisão, não foi o suficiente: o Brasil venceu com gols de Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison.

O atacante Guerrero foi o melhor jogador do Peru na derrota por 3 a 1 para o Peru, no Maracanã, na final da Copa América. Um dos artilheiros do torneio, ao lado de Everton, ele fez o gol da equipe, o único sofrido por Alisson no torneio (notas por Carlos Andrade) 
Guerrero lamenta derrota para o Brasil na final da Copa América. (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

BOLÍVIA - 1997

Dona da casa na edição de 1997, a Bolívia de Erwin 'Platini' Sánchez, Marco 'El Diablo' Etcheverry e Milton Melgar, foi uma grata surpresa da competição e quase conseguiu conquistar o segundo títula da história da nação.

Invicta até a decisão diante da Seleção Brasileira, a Bolívia encerrou a primeira fase como líder de um grupo com Uruguai, Peru e Venezuela. Na fase eliminatória, passou por Colômbia e México.

Na decisão, o conto de fadas boliviano teve um ponto final após a derrota por 3 a 1 para o Brasil, com gols de Ronaldo, Edmundo e Zé Roberto; Sánchez descontou para os anfitriões.

PARAGUAI - 2011

Na edição de 2011, por muito pouco o Paraguai não se sagrou campeão de uma forma inusitada. Após empatar todas as cinco partidas até a decisão, a seleção de Tata Martino foi derrotada pelo Uruguai de forma acachapante, com 3 a 0 no placar.

O caminho paraguaio foi repleto de desafios: na fase de grupos, ao lado de Brasil, Venezuela e Equador, os paraguaios somaram três pontos, o suficiente para se garantir como um dos melhores terceiros colocados. No mata-mata, Brasil e Venezuela foram eliminados nos pênaltis.

BRASIL FORA DO MATA-MATA EM 2016

A eliminação da Seleção Brasileira na fase de grupos da Copa América 2016 foi uma das maiores zebras da história da competição. Comandado por Dunga, o time perdeu as vagas de classificação em uma derrota melancólica para o Peru.

Em grupo com Peru, Equador e Haiti, o Brasil somou apenas quatro pontos: venceu haitianos, empatou com equatorianos e perdeu para os peruanos.

Posteriormente, o Chile se sagrou campeão da Copa América Centenário, em decisão por pênaltis contra a Argentina.

Dunga - Brasil x Peru
(Foto: Mowapress)
  • Matéria
  • Mais Notícias