Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileirão tem sexteto ‘isolado’, Flu reagindo e Inter a perigo

Seis primeiros colocados formam bloco que se desloca do resto e briga pelo título; São Paulo não consegue deslanchar e Cruzeiro dá sinais de que vai embalar

(Foto: Eduardo Viana/Lancepress!)
Escrito por

O bloco dos times que brigarão pelo título brasileiro parece consolidado - o furo só acontecerá se houver uma arrancada inesperada de alguém da zona intermediária da tabela. Do Palmeiras, líder, para o Grêmio, sexto, são cinco pontos de diferença. Mas os gaúchos têm uma partida a menos, o que faz pensar na possibilidade de um espaço ainda mais estreito. A 21ª rodada provocou novas pequenas movimentações nessa briga, sem impedir que o bloco seguisse "coeso". 

O tropeço do Palmeiras em casa para a Ponte Preta, time que está se especializando em surpreender no Allianz Parque, aliado à derrota do Santos para o Coritiba, permitiu que o Atlético-MG se tornasse vice-líder, saltando duas posições. O magro 1 a 0 do Galo no xará paranaense, com gol de pênalti, foi suficiente para isso. Os triunfos de Corinthians e Flamengo - este em confronto direto com o Grêmio - lançaram o Peixe para fora do G4. O Peixe, diga-se, que está ameaçando entrar no ritmo do ano passado, quando vencia em casa e perdia fora. Os três sucessos no primeiro turno foram reação momentânea? 

No meio da tabela, o Fluminense é quem tem mais mostrado reação. Com a melhor defesa da competição, a equipe fez sete pontos nas últimas três rodadas. O Botafogo também tem animado sua torcida. A goleada sobre o Sport permite ao time respirar um pouco. Já o empate entre Inter e São Paulo retratou a situação das duas equipes, especialmente do time gaúcho, que está muito próximo da zona do rebaixamento. Na pontuação, está empatado com o Cruzeiro, mas há uma diferença fundamental, pois a Raposa está demonstrando nova força sob o comando de Mano Menezes. A vitória diante do Figueirense, em Santa Catarina, deu mostras disso. 

No próximo fim de semana, os quatro primeiros jogarão como visitantes, enquanto Santos e Grêmio serão mandantes. Configuração sugestiva de que o funil pode seguir apertado no campeonato mais equilibrado da era dos pontos corridos.