Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Próximas 5 rodadas: veja quem pega quem no ‘G6’ e como foi no 1º turno

Palmeiras, entre os seis atuais líderes, foi o maior pontuador na 'série pedreira' há três meses. Verdão tem a tabela mais dura agora. Confira os jogos e vote no favorito ao título

Cesar Greco/Ag Palmeiras
Escrito por

Faltam 16 rodadas. São 48 pontos em disputa e o Brasileirão está muito longe de ser definido, com seis equipes hoje de fato na briga pelo título. Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG ganharam fôlego no início do returno, enquanto que Corinthians, Santos e Grêmio perderam. Nada ganho ao trio da frente, nada perdido ao trio que está atrás - principalmente ao Tricolor, que pode voltar ao G4 no domingo, caso vença o Botafogo, no Rio de Janeiro, em jogo adiado.

Mesmo com muitos pontos em disputa, as contas e análises das tabelas dos envolvidos na briga pelo topo vão se tornando mais importantes: é o torcedor de olho em quem seu time joga e contra quem o concorrente vai a campo.

É indiscutível que, nas próximas cinco rodadas, o líder Palmeiras tem, na teoria, as maiores pedreiras: é quem mais enfrenta concorrentes diretos (três) e faz dois clássicos regionais. A mesma previsão de "pedreiras à vista" foi feita ao Verdão na mesma sequência no primeiro turno. Entre os seis primeiros do Brasileirão, no entanto, o Alviverde foi quem mais pontuou no período: 10 pontos. Mais de três meses se passaram e, claro, muita coisa mudou...

Santos e Atlético-MG pegam quatro adversários do décimo lugar para baixo, com um clássico regional cada (duas partidas em casa para o Peixe, enquanto que o Galo joga três como mandante). O Galo, com péssima largada no torneio, foi o que teve o pior desempenho nesta série no primeiro turno: três pontos.

O Fla encara o líder Palmeiras, daqui a três rodadas, em 14 de setembro, mas três dos seus jogos são contra adversário da parte de baixo da tabela - o outro é contra a Ponte Preta, em sétimo, em ascensão. O Timão não deve ter vida fácil: faz clássicos contra Santos e Palmeiras e apenas dois de seus próximos cinco oponentes estão entre os piores colocados no Brasileirão.

Ao Grêmio, há a vantagem do jogo adiado no período. Depois, pega apenas um clube que está abaixo da décima posição: Coritiba, fora de Porto Alegre. O próximo mês terá importantes definições na briga pela taça. Quem é o seu favorito ao título? Confira o que cada um tem pela frente e vote nos duelos:

1º) Palmeiras - 43 pontos
São Paulo (casa) - 11º colocado
Grêmio (fora) - 6º colocado
Flamengo (casa) - 2º colocado
Corinthians (fora) - 4º colocado
Coritiba (casa) - 16º colocado
No primeiro turno: somou 10 pontos

2º) Flamengo - 40 pontos
Ponte Preta (casa) - 7º colocada
Vitória (fora) - 15º colocado
Palmeiras (fora) - 1º colocado
Figueirense (casa) - 18º colocado
Cruzeiro (casa) - 14º colocado
No primeiro turno: somou 9 pontos

3º) Atlético-MG - 39 pontos
Vitória (casa) - 15º colocado
Fluminense (fora) - 9º colocado
Sport (casa) - 12º colocado
Cruzeiro (fora) - 14º colocado
Inter (casa) - 17º colocado
No primeiro turno: somou 3 pontos

4º) Corinthians - 37 pontos
Sport (casa) - 12º colocado
Santos (fora) - 5º colocado
Coritiba (fora) - 16º colocado
Palmeiras (casa) - 1º colocado
Fluminense (casa) - 9º colocado
No primeiro turno: somou 9 pontos

5º) Grêmio - 36 pontos
Botafogo (fora) - 13º colocado
Coritiba (fora) - 16º colocado
Palmeiras (casa) - 1º colocado
Ponte Preta (fora) - 7º colocada
Fluminense (casa) - 8º colocado
Chapecoense (casa) - 10º colocada
No primeiro turno: somou 8 pontos

6º) Santos - 36 pontos
Inter (fora) - 17º colocado
Corinthians (casa) - 4º colocado
Botafogo (fora) - 13º colocado
Santa Cruz (casa) - 19º colocado
Sport (fora) - 12º colocado
No primeiro turno: somou 9 pontos