Fatos e fotos do Fogão: retrospectiva da volta à elite e do orgulho

Glorioso chega na final do Carioca e conquista a Série B do Brasileirão

Clube inicia a temporada contratando reforços e montando nova equipe
(Foto: Paulo Sergio/LANCEPRESS)

Escrito por

O Botafogo começou 2015 com um claro objetivo: retornar à elite do futebol brasileiro. Rebaixado à Série B, e mergulhado numa grave crise financeira, o Glorioso teve que arrumar casa, montar um time novo e partir para o campo de batalha. E conquistou ótimos resultados. Disputou a final do Estadual, na qual perdeu para o Vasco, e foi campeão da Série, conquistando seu principal objetivo na temporada.

Janeiro:

Muitos desconhecidos e jogadores em baixa foram contratados pelo Botafogo para este ano. Hoje, porém, alguns deles estão muito valorizados, como é o caso do zagueiro Renan Fonseca, que negociou renovação de contrato com o clube.

Fevereiro:

Jobson ganhou espaço no Botafogo com uma lesão de Rodrigo Pimpão. O atacante deixou o passado de polêmicas para trás e teve um bom início de temporada, com gols decisivos, formando boa dupla com Bill.

Março:

O Botafogo teve três clássicos em março. O Alvinegro venceu o Flamengo, empatou com o Vasco e foi derrotado pelo Fluminense. Os grandes jogos deram uma ideia para a torcida de como seria a temporada.

Abril:

O Botafogo foi campeão da Taça Guanabara em abril, com gol de Elvis. Depois, na semifinal do Carioca, o Glorioso superou o Fluminense, nos pênaltis, com direito a gol de Renan. Na primeira partida da decisão, o Alvinegro foi derrotado pelo Vasco, por 1 a 0.

Maio:

O Botafogo foi vice-campeão Carioca, mas entrou animado na Série B, quando estreou com vitória sobre o Paysandu, por 1 a 0, fora de casa, com gol de Rodrigo Pimpão. O jogador foi um dos destaques do Glorioso nos primeiros jogos da competição.

Junho:

O Glorioso abriu boa vantagem na liderança da Série B em junho, com muitas vitórias. No entanto, no fim do mês, o time foi derrotado pelo Macaé, por 4 a 2, e o clima começou a azedar para René Simões.

Julho:

Apesar de não ter grandes pretensões na Copa do Brasil, a eliminação na competição nacional, em casa, pesou para a saída de René Simões do comando da equipe alvinegra. O time caiu de rendimento na Série B, e Jair Ventura fez a transição no comando do time.

Agosto:

O novo treinador assumiu efetivamente a equipe, em jogos oficiais, no dia 1° de agosto, contra o Luverdense. O treinador teve muito trabalho nos primeiros jogos, com a equipe ainda em baixa, sofrendo derrotas marcantes, como o 3 a 2 para o Paysandu, em pleno Niltão.

Setembro:


Em setembro, o Botafogo voltou a ter ótimos resultados na Série B, com seis vitórias consecutivas. Vale destacar o triunfo sobre o Vitória, por 2 a 1, fora de casa, com gols de Navarro e Sassá.

Outubro:

O Botafogo não teve um mês tão brilhante como o anterior, mas se manteve firme na ponta da Série B. Destaque para a vitória marcante de 4 a 1 sobre o Náutico, na Arena Pernambuco, com show de Sassá, que fez três gols.

Novembro:

O Glorioso voltou à elite do futebol brasileiro com vitória sobre o Luverdense. Depois, o time de Ricardo Gomes conquistou o título da Série B, fora de casa, no Mané Garrincha, ao bater o ABC, por 2 a 1.

Dezembro:


Sem competição para disputar em dezembro, o Botafogo começou a discutir renovações e contratações neste mês. O argentino Joel Carli foi o primeiro reforço. Pedro Larrea está apalavrado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter