menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Em ação, Eagle diz que Textor pode causar ‘danos irreparáveis’ ao Botafogo

Empresário vive guerra nos bastidores com grupo estadunidense

John Textor é o dono da SAF do Botafogo (Foto: Juan Mabromata/AFP)
imagem cameraJohn Textor é o dono da SAF do Botafogo (Foto: Juan Mabromata/AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 04/08/2025
19:19

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Eagle Football, holding que tem John Textor como sócio, entrou com ação na 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro contra o empresário dono da SAF do Botafogo. Os demais acionistas alegam que Textor fez movimentações ilícitas no comando s SAF do Glorioso e pedem suspensão das medidas.

continua após a publicidade

➡️Botafogo trata bem a bola, mas quem joga no Nilton Santos é o Cruzeiro

Na ação, a Eagle afirma que decisões tomadas desde o dia 2 de junho não poderiam ser tomadas sem crivo de Christopher Mallon, diretor do grupo. Nisso estão cessão de créditos para uma companhia nas Ilhas Cayman que pode chegar a 150 milhões de euros (cerca de R$ 950 milhões).

O episódio teria acontecido em Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas do Botafogo e em reunião do Conselho de Administração do Botafogo no dia 17 de julho. A Eagle se mostrou preocupada com a situação. As informações iniciais são da "ESPN".

continua após a publicidade

John Textor é apontado pelos outros sócios como um risco para os negócios. As partes vivem guerra desde o mês de abril, quando problemas na estão do Lyon, da França, foram divulgados e criticados em grande escala.

— Se não se impuserem freios, o Sr. Textor continuará a causar irreparáveis danos à Eagle Bidco e ao Botafogo, sobretudo, por meio da iminente diluição da participação da Eagle Bidco no Botafogo e a concretização de operações complexas e lesivas, com terceiros, em jurisdições estrangeiras — diz trecho da ação.

continua após a publicidade

➡️Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

Textor, que foi afastado do Lyon, está em movimento para tentar comprar novamente o Botafogo. A ideia do empresário é tirar o Glorioso da Eagle Football, mas a outra parte sustenta queda de braço e ameaça, com a Ares, novas ações de controle na SAF. Isso, no entanto, é visto pelo clube com cautela devido a contrato "bem amarrado" e que exige anuência por parte do clube associativo.

  • Matéria
  • Mais Notícias