Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conheça Laércio Paiva, o líder do plano de negócios da Botafogo S/A

LANCE! traça perfil de empresário que apresentou business plan na reunião do Conselho Deliberativo do Alvinegro, que apresentou detalhes sobre a profissionalização do futebol

Láercio na reunião do Conselho Deliberativo, em General Severiano (Foto: Divulgação)
Escrito por

Uma novidade marcou a reunião do Conselho Deliberativo do Botafogo, realizada em General Severiano na última terça-feira. Apesar das presenças de Nelson Mufarrej, presidente do clube, e Carlos Eduardo Pereira, vice-presidente geral, a voz que mais se ouviu no evento foi a do empresário Laércio Paiva. Até então desconhecido, ele discursou e apresentou aos conselheiros os passos e o futuro do plano de negócios da profissionalização do futebol no Alvinegro.

Surpresa para grande parte dos torcedores, Laércio Paiva é um dos integrantes mais importantes no processo da Botafogo S/A, que pretende separar o futebol da parte social nas bandas de General Severiano. O empresário carrega a função de ser o integrador do projeto. O LANCE! explica.

Como apresentado durante a reunião, Laércio Paiva fez graduação na PUC-Rio e foi CEO do Banco Votorantim entre maio de 2002 a maio de 2013, além de acumular passagens pela WorldCap Solutions e no Banco de Investimentos Garantia. É botafoguense, frequentou a arquibancada carregando a camisa alvinegra desde criança e atualmente mora em São Paulo.

> O DIA A DIA DO BOTAFOGO

O Botafogo viu uma boa oportunidade de mercado na possibilidade de ter Laércio Paiva como figura ativa do projeto de profissionalização. A ideia da cúpula alvinegra era ter alguém que não está envolvido com as questões do clube no dia a dia e, com espaço livre para trabalhar, organizar as ideias do plano de negócios, que deve ficar pronto até a metade de outubro e, desta forma, ser apresentado aos possíveis investidores.

Foi um casamento perfeito: ao mesmo tempo que Laércio, com a experiência vivida no mercado financeiro, chegou com ideias, a diretoria entendeu que ele poderia se envolver no projeto por não ter uma obrigação com o Botafogo em si. O empresário lidera um grupo com cerca de 40 pessoas que trabalha para participar e idealizar o plano de negócios. Como os prazos são curtos, a grande quantidade de pessoas é um indicativo de que o trabalho não é simples.

Laércio Paiva é o responsável por organizar as ideias, controlar os prazos e a comunicação entre as empresas contratadas para fazer parte do suporte do business plan. Internamente, sua função é colocada como uma espécie de integrador. A partir da comunicação com todas as áreas envolvidas, o empresário traça as informações para formular o documento principal, que será entregue às pessoas dentro do Botafogo e, posteriormente, aos investidores com interesse na S/A.

- É um grande botafoguense, é oriundo de torcida organizada. Nós tivemos a felicidade de encontrá-lo, de tê-lo conosco. Começamos um trabalho ano passado, já tínhamos começado a elaborar um plano B ao trabalho que foi feito pela Ernst & Young. No final, o que fizemos foi juntar um pouco das ideias que havíamos desenvolvido com o estudo contratado. Algumas partes casavam. A gente precisava de uma pessoa que não está no dia a dia do clube, altamente competente, dedicado, trabalhando por amor ao Clube. Foi um achado. Ele fica dedicado a fazer essa coordenação para que esse trabalho seja feito no tempo necessário - colocou Luiz Felipe Novis, vice de finanças, após a reunião do Conselho Deliberativo.

É importante ressaltar que Laércio Paiva não é responsável por procurar ou negociar com investidores. Sua função é "interna". É um gestor, com a função de coordenar todas as informações levantadas que podem influenciar no plano de negócios. A cúpula alvinegra entende que o trabalho do empresário, que está envolvido com o projeto há, pelo menos, três meses, é competente.

Ao todo, seis empresas foram contratadas para viabilizar o plano com a maior rapidez possível. Laércio, apesar de ter "aparecido" apenas agora, é uma figura importante nos bastidores e uma figura fundamental para o possível sucesso da profissionalização do futebol e a criação da Botafogo S/A.