América-MG
escudo default
2
1
escudo default
Cruzeiro

América-MG vence o Cruzeiro e vai à final do Campeonato Mineiro

Coelho vai encarar o Atlético-MG na decisão do estadual

Aloísio, de falta, abriu o marcador no jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro
Aloísio, de falta, abriu o marcador no jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro - Foto: (Mourão Panda/América-MG)

Escrito por

Como uma pedra no sapato do rival, o América-MG voltou a vencer o Cruzeiro, na noite deste domingo, por 2 a 1, no Independência, no jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro. Com a classificação, o time alviverde vai enfrentar o Atlético-MG na decisão da competição.

O atacante Aloísio e o meia Alê marcaram os gols do América-MG, enquanto o zagueiro Lucas Oliveira marcou pela Raposa. Com o resultado, o Coelho impôs sua maior sequência de vitórias sobre o Cruzeiro na história. São sete vitórias consecutivas sobre o rival, quebrando a sequência anterior de seis triunfos, entre 1922 e 1927. 

Com uma grande vantagem, o América-MG iniciou a partida com força máxima, com a escalação que o técnico Vagner Mancini tem se habituado a mandar a campo.

Já o técnico Paulo Pezzolano fez quatro mudanças em relação ao jogo de ida. O Cruzeiro teve uma baixa de última hora, já que o meia Nikão – com um problema estomacal - foi vetado para a partida. Em contrapartida, o treinador celeste promoveu a estreia do lateral-esquerdo Marlon, que veio do futebol turco, desde o início da partida.

Marlon estreou fazendo a função de zagueiro e o Cruzeiro iniciou a partida com uma linha de três: Lucas Oliveira, Reynaldo e Marlon. Bruno Rodrigues fez a ala direita, Machado, Wallisson e Mateus Vital fecharam o meio, enquanto o jovem Kaiki iniciou um pouco mais adiante na ala. 

O jogo
Precisando ganhar por três gols de diferença para chegar à decisão, o Cruzeiro tentou partir para cima no começo do jogo. Bruno Rodrigues roubou a bola no meio de campo e abriu para Gilberto na ponta direita. O centroavante tentou o cruzamento, mas a bola carimbou a zaga e sobrou para Bruno Rodrigues, no bico direito. O atacante celeste bateu forte, de primeira, e a bola carimbou a trave esquerda do goleiro Matheus Cavichioli.

Enquanto isso, o América-MG fechou no seu campo para não se expor e esperando uma jogada de contra-ataque para surpreender o Cruzeiro. Mas, a Raposa conseguia manter a posse de bola e manter o Coelho no seu campo de defesa. O volante Machado tentou alguns chutes de fora da área, mas sem muito perigo. O recém-contratado Marlon também bateu uma falta de longe, mas o goleiro adversário defendeu sem dificuldades.

Aos 30 min, o zagueiro Reynaldo fez uma entrada dura no jovem Arthur, do América-MG, na entrada da área. A infração rendeu cartão amarelo para o defensor celeste e uma excelente oportunidade para o Coelho. Aos 32 min, o atacante Aloísio cobrou a falta forte e no canto direito de Rafael Cabral – que falhou na jogada. Após o gol, a torcida celeste presente no Independência vaiou bastante o goleiro que recentemente teve o contrato ampliado até o final de 2025.

Assim como no primeiro jogo, o gol do América-MG - em um momento em que o Cruzeiro era superior - desestabilizou o Cruzeiro. Aos 36 min, o Coelho quase ampliou. Benítez fez uma boa jogada na esquerda, bateu forte e Rafael Cabral espalmou para o meio da área. Na sobra, Arthur mandou por cima do gol, atrapalhado pela zaga celeste.

Quatro minutos depois, nova jogada perigosa do América-MG. Aloísio antecipou a zaga e cabeceou com muito perigo, à direita da trave do rival. 

O fim do primeiro tempo foi marcado por intensas vaias da torcida celeste com o futebol apresentado pelo Cruzeiro.

Na volta do intervalo, o Cruzeiro voltou em busca de um ‘milagre’. Aos 4 min, o time celeste fez uma ótima jogada na esquerda com Mateus Vital e Kaiki. O prata da casa cruzou, a zaga do América-MG deu bobeira e a bola chegou para Wallisson, que bateu, mas foi travado por Juninho, que impediu o primeiro gol celeste.

Três minutos depois, o Cruzeiro teve outra boa chance. Após escanteio da direita, Wallisson subiu e quase marcou.

Aos 22 minutos, o técnico Paulo Pezzolano sacou o atacante Wesley e colocou o jovem Juan Christian. A torcida celeste vaio bastante o velocista contratado por mais de R$ 15 milhões junto ao Palmeiras.

O Cruzeiro igualou o placar aos 32 minutos do segundo tempo após cruzamento de Marlon para Lucas Oliveira, que subiu mais alto e mandou para as redes. A partida ficou muito tempo parada para a decisão do VAR.

No final, o América-MG teve a chance de garantir a vitória, mas o atacante Everaldo mandar a bola por cima da trave, sozinho, após um excelente passe do meio-campista Alê. Logo na sequência, Martinez também teve a chance, mas Rafael Cabral fez boa defesa para evitar o gol americano.

Mas, no final do jogo, Alê pegou rebote e mandou para os fundos das redes para fazer o gol da vitória sobre o Cruzeiro. 

Próximos compromissos
O América-MG volta a campo para o jogo de ida da final do Campeonato Mineiro no próximo dia (1º/4), contra o Atlético-MG, no estádio Independência. Já o Cruzeiro só volta a campo para encarar o Corinthians, na estreia do Campeonato Brasileiro da Série A.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:

AMÉRICA-MG 2 x 1 CRUZEIRO


Data: 19 de março de 2023 (Domingo)
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: André Luís Skettino Policarpo Bento
Assistentes: Celso Luís da Silva e Pablo Almeida Costa
Árbitro de vídeo - VAR: Vinícius Gomes do Amaral
Cartões amarelos: Reynaldo (Cruzeiro), Benítez (América-MG), Lucas Oliveira (Cruzeiro) e Paulo Pezzolano (Cruzeiro), Marlon (Cruzeiro) e Juan Christian (Cruzeiro).
Cartões vermelhos:
Gols marcados:
Aloísio, aos 32’/1ºT; Lucas Oliveira, aos 32’/2ºT, e Alê aos 44’/2ºT

AMÉRICA-MG (Técnico: Vagner Mancini)

Matheus Cavichioli; Arthur, Iago Maidana, Ricardo Silva e Nicolas (Danilo Avelar); Alê, Juninho e Benítez (Martinez); Matheusinho (Everaldo), Aloísio (Henrique Almeida) e Felipe Azevedo (Marlon).

CRUZEIRO (Técnico: Paulo Pezzolano)

Rafael Cabral; Lucas Oliveira, Reynaldo e Marlon; Bruno Rodrigues, Machado, Wallisson (Ramiro) e Kaiki (Stênio); Wesley (Juan Christian), Mateus Vital e Gilberto.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter