Final Campeonato Carioca - Vasco x Botafogo (Foto:Paulo Sergio/LANCE!Press)

Vasco foi campeão neste domingo (Foto:Paulo Sergio/LANCE!Press)

LANCE!
08/05/2016
18:14
Rio de Janeiro (RJ)

Pela sexta vez em sua história, o Vasco conquistou de forma invicta o título do Campeonato Carioca. Agora, o Cruz-Maltino é o clube que mais conquistou taças no Estado do Rio de Janeiro sem sofrer nenhuma derrota, deixando para trás o rival Flamengo, que conseguiu a façanha cinco vezes.

Com o empate com o Botafogo neste domingo, o time comandado por Jorginho terminou a campanha do Carioca de 2016 com 15 vitórias e 5 empates, igualando o feito das equipes vascaínas de 1924, 1945, 1947, 1949 e 1992.

O Flamengo, por sua vez, ganhou o seu primeiro título invicto em 1915, repetindo a dose em 1920. Em um ano com dois estaduais, 1979, a geração de Zico teve o gostinho de dar a volta olímpica sem ser derrotada em um deles. Já em 1996 Joel Santana viu o Flamengo ganhar os dois turnos e o time que tinha Sávio e Romário ergueu o caneco. Já a última conquista invicta do Rubro-Negro aconteceu em 2011, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Ronaldinho Gaúcho era o destaque da equipe.

O Fluminense ganhou o Estadual de maneira invicta três vezes, todas no início do século passado. Os anos foram 1908, 1909 e 1911. Naquela época o Tricolor tinha a hegemonia da competição, que não contava ainda com Flamengo e Vasco.

Já o Botafogo sentiu o gosto do título invicto apenas em 1989. Naquela ocasião o Glorioso quebrou um jejum de 21 anos sem taças e o atacante Maurício entrou para a história ao marcar o gol da final contra o Flamengo. Valdir Espinosa dirigia o Alvinegro.

OS SEIS TÍTULOS INVICTOS DO VASCO NO CAMPEONATO CARIOCA

O primeiro título invicto do Vasco foi em 1924, em um torneio que não contou com Botafogo, Flamengo e Fluminense - os rivais disputaram uma outra liga neste ano. O troféu, porém, é considerado válido e o Vasco ganhou os 16 jogos que disputou, sem sequer empatar.

O Expresso da Vitória, que encantou os torcedores durante os anos 40 e 50, conquistou a maior parte desses títulos invictos. Nos anos de 1945, 1947 e 1949 o time que contava com o goleiro Barbosa não perdeu uma única partida do torneio. Em 1945 a equipe era comandada por Ondino Viera. Já nos dois outros títulos coube a Flávio Costa dirigir o escrete da Colina.

O outro título do Vasco sem perder foi em 1992. Naquele ano o Maracanã estava fechado por conta da tragédia acontecida na final do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Botafogo - com a queda de uma parte da arquibancada do estádio.

Assim, a maior parte dos clássicos aconteceu em São Januário e o Cruz-Maltino aproveitou o fator campo, ganhando os dois turnos e ficando com o caneco sem necessidade de final. Os vascaínos vibravam com uma equipe que tinha nomes como Edmundo, Roberto Dinamite, Valdir Bigode e Bismarck.