Mala de dinheiro vem de avião e Gana decide jogar em Brasília

Banner para notas app Copa do Mundo
Banner para notas app Copa do Mundo

Escrito por

Um avião fretado carregado de dinheiro para os jogadores de Gana está previsto para chegar na tarde desta quarta-feira em Brasília. O acordo para que a seleção disputasse a partida de amanhã, contra Portugal, pela última rodada do Grupo G, ocorreu após o presidente do país africano John Dramani Mahama fazer a promessa pessoalmente aos jogadores de que a premiação pela participação no Mundial seria quitada.

Como o L!Net revelou, na tarde de terça-feira, os jogadores se reuniram em Brasília e decidiram cancelar o treinamento previsto para o início da noite, além de ameaçarem uma greve. A princípio, cada atleta teria o direito a receber US$ 100 mil (R$ 220 mil).

- Acho que vou ter de colocar dentro da minha mala e trancá-la - disse, entre gargalhadas, o meia Atsu, após ser questionado como faria para proteger tanto dinheiro. Em seguida, ele ficou sério e afirmou que irá realizar um depósito bancário.

O técnico de Gana, James Appiah, não escondeu o desconforto com a situação. Revelou que está há duas noites sem dormir por causa do problema e salientou que as pessoas precisam entender que, no país africano, a questão financeira é tratada de maneira diferente.

Ao explicar o porquê de seus atletas exigerem o pagamento em espécie, Appiah contou que muitos não possuem conta bancária em Gana. Lembrou também que o sistema financeiro do país é diferente da Europa e que a Associação Ganesa de Futebol sempre pagou as premiações em dinheiro.

- O problema começou porque a Fifa só paga pela participação de um país ao término do Mundial. Então, a Associação de Futebol precisa se virar para arrumar o dinheiro e pagar antes porque esse foi o trato com os atletas. Só que tem uma hora em que o dinheiro não chega e não dá mais para dizer que vai chegar - desabafou Appiah.

Os jogadores conversaram com o presidente de Gana na manhã desta quarta-feira e aceitaram atuar contra Portugal com o pagamento da premiação. A Associação Ganesa de Futebol informou que os cofres do país serão ressarcidos após a Fifa depositar o dinheiro da participação do país na Copa de 2014.


Apesar da questão financeira, o técnico de Gana insistiu que os jogadores superaram a questão e voltaram a ficar concentrados no confronto contra Portugal. Destacou que todos vão atuar pelo país e seus torcedores.

- Os jogadores já voltaram ao normal, já decidimos deixar isso para trás e entrar em campo. E o que vai motivá-los? Eles receberem o dinheiro - afirmou Appiah.

Gana é a penúltima colocada do grupo, com um ponto e menos um gol de saldo. Portugal ocupa o último lugar, com o mesmo número de pontos, mas com quatro gols negativos de saldo.

Os líderes do grupo G são a Alemanha, que tem quatro pontos e quatro gols de saldo, seguida por Estados Unidos, que tem o mesmo número de pontos e um gol de saldo. As duas seleções se enfrentam também na quinta-feira, às 13 horas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter