icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
11/11/2014
15:25

Altas ondas e grandes performances marcaram o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Onda 2014, realizado no último final de semana em Imbituba, litoral de Santa Catarina. A presença de 42 atletas de cinco países (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Peru) garantiu uma competição disputada.

O evento começou no sábado com tempo instável, com ventos fortes que pararam ao final da tarde, a partir deste momento o campeonato foi só show de kayaksurf, waveski e shark paddle.

O domingo foi de muito sol e ondas, deixando as condições perfeitas para um campeonato memorável a todos. As principais disputas que aconteceram foram as finais do open waveski entre Edson Góis e Mário Silveira, o campeão; e do open kayaksurf entre o argentino Jorge Anchorena e Bruno Guazzelli Filho, onde os dois disputaram onda a onda a liderança da bateria e o argentino ganhou de Bruno na última onda, na contagem regressiva, com um desempenho perfeito. Na categoria open shark paddle quem levou a melhor foi o brasileiro Wagner Paulino.

Lembrando que este Sul-Americano contou pontos para os atletas brasileiros como a II etapa do Circuito Brasileiro. O atleta Mário Silveira tornou-se o campeão brasileiro do circuito da open waveski, Bruno Guazzelli Filho o campeão brasileiro na open kayaksurf e Cizomar Bavaresco e Vagner Paulino, empatados, os campeões brasileiros na shark paddle.

Uma das grandes conquistas neste ano foi o retorno de vários atletas do Brasil que estavam afastados da Canoagem Onda e a conquista de novos adeptos que chegaram surpreendendo. Este foi o caso do vencedor da waveski iniciante Humberto Schwengber, que surfou muito e mostrou que vai dar trabalho aos mais experientes na categoria open. Estas conquistas se devem a excelente organização de Maurício de Souza e Bruno Guazzelli Filho nas etapas realizadas. A soma de tudo isso garantiu um campeonato de excelente nível técnico, muita disputa e perfeita confraternização.