Dominic Thiem

Dominic Thiem(Crédito: Mextennis)

TÊNIS NEWS
02/06/2016
14:51
PARIS (FRA)

O austríaco Dominic Thiem, 15º da ATP, conseguiu uma grande vitória na manhã desta quinta-feira. Ele bateu o belga David Goffin, 13º, por 4/6, 7/6(7), 6/4 e 6/1, e alcançou sua primeira semifinal de Grand Slam da carreira.

Nela, ele enfrentará o líder do ranking, Novak Djokovic, para quem perdeu os dois duelos do confronto direto, tendo sido o último disputado em Miami, neste ano, quando o mais novo integrante do top 10 teve várias chances de quebras, mas não conseguiu aproveitá-las e caiu por 6/3 e 6/4.

De quebra, a importante partida valia uma vaga no top 10 para o vencedor. Thiem, aos 22 anos de idade, pulará, no mínimo, para a 7ª posição da Associação dos Tenistas Profissionais. Goffin, que tem 25, fica a 65 pontos de Richard Gasquet e chega ao 11º posto, também o melhor de sua carreira.

Os tenistas abriram o jogo trocando quebras, mas Goffin também entregou seu segundo saque do jogo. Depois de salvar um break point e segurar seu game em 1/3, o belga começou a pôr pressão em Thiem desde a devolução de saque, devolvendo o break no oitavo game: 4/4. Com o 15º colocado pressionado e servindo para permanecer no set no décimo game, Goffin conseguiu um winner de devolução e não desperdiçou sua chance de sair na frente.
Para piorar a situação de Dominic, David o quebrou novamente no 3/4 da segunda parcial, após muita luta dos dois lados pelo game.No entanto, em erro não forçado de esquerda, ele perdeu a oportunidade de abrir 2x0 e, possivelmente, mudar a história do que viria a acontecer.
No tiebreak, Thiem abriu 3/0 e 5/2, mas perdeu o minibreak no 5/4, teve de salvar um set point no 6/7 e só chegou à vitória em 9/7.
A partida continuou muito movimentada e o favorito belga, apesar da frustração com a recente derrota no set anterior, saiu tomando o saque do oponente, mas a estrela austríaca manteve-se firme e igualou o set no oitavo game, com um winner de direita, depois de duas igualdades.
Indo para cima, Thiem fez 5/4 e pressionou Goffin no game seguinte. Com dois winners e uma ida à rede perfeita, o jovem tenista conseguiu outra quebra em 15/40 e fez 2x1.
A quarta parcial, então, foi fácil. Com muita moral, Thiem rapidamente abriu 5/0 e, sacando no sétimo game, fechou em 6/1, alcançando seu melhor resultado da carreira e tornando-se apenas o terceiro austríaco, após Thomas Muster e Jurgen Melzer, a alcançar uma semifinal de Grand Slam.