Andy Murray (Foto AFP)

Andy Murray (Foto AFP)

TÊNISNEWS
23/01/2016
09:10
Melbourne (Austrália)

Número dois do mundo, Andy Murray levou um susto, perdeu seu primeiro set neste Australian Open, mas superou o português João Sousa e garantiu, neste sábado, sua vaga nas oitavas de final do primeiro Grand Slam da temporada disputado no piso rápido em Melbourne.



Atual vice-campeão, Murray superou o rival pela sétima vez em sete jogos por 3 sets a 1, parciais de 6/2 3/6 6/2 6/2 em 2h38min de partida.

Essa é a 20ª vez consecutiva que Murray atinge a quarta rodada de um Grand Slam. A última vez que ele perdeu antes desta fase em um Major foi no US Open de 2010. Seu rival por uma vaga nas quartas sai do duelo de australianos entre Bernard Tomic e John Millman.

O JOGO

Murray foi mais consistente durante a partida, disparando mais winners, 41 a 27, e cometendo menos erros não-forçados, 32 a 44.

Na primeira etapa, o português começou bem e teve break-points para quebrar nos dois primeiros serviços de Murray. O escocês se salvou com bons saques e deu o bote no sexto game quebrando com erro de revés do rival e abrindo 4/2. Ele confirmou e voltou a quebrar o lusitano no oitavo game após erro de revés para fazer 6/2.

Na segunda parcial, Murray entrou desligado e tomou a quebra logo no primeiro game com erro de revés. Sousa foi mantendo o serviço firme até o fim onde colheu nova quebra no nono game acelerando a direita na devolução: 6/3.

No terceiro set, o nº dois do mundo voltou mais atento e não deu chances ao rival. Ele saiu quebrando logo no primeiro game e tornou a quebrar o rival no quinto, quando o lusitano abriu 40/0, mas vacilou e perdeu o game de saque com dupla-falta. Murray sustentou o serviço com tranquilidade para fazer 6/2.

No quarto, equilíbrio até o quinto game, onde Andy quebrou no erro de revés do rival. O escocês confirmou, abriu 4/2, tornou a quebrar e sacou firme para fechar com 6/2.