Angelique Kerber

Angelique Kerber campeã do Australian Open. (FOTO: Tennis Australia)

TÊNIS NEWS
30/01/2016
09:32
Melbourne (Austrália)

A tenista alemã Angelique Kerber, sexta do ranking, voltou a surpreender e conquistou, neste sábado, o título do Australian Open ao derrubar a poderosa e franca favorita Serena Williams, líder da WTA e hexacampeã da competição.

Kerber necessitou de 2h09min para superar a dona de 21 Grand Slams e que só havia perdido 26 games em seis jogos por 2 sets a 1, com parciais de 6/4 3/6 6/4 na lotada quadra Rod Laver, a principal de Melbourne Park.

A germânica disputou apenas sua primeira final de Slam e já ergue o caneco impedindo que a americana empatasse com sua compatriota Steffi Graf, com 22 conquistas, o que a faria ter também a segunda melhor marca histórica - atrás apenas da australiana Margaret Court. Ela também só tinha uma vitória em seis jogos contra Serena no circuito.

Foi apenas a quinta derrota de Serena em 26 finais de Grand Slam disputadas perdendo pela última vez para a australiana Samantha Stosur no US Open de 2011

Kerber é a quinta mulher a ganhar o torneio tendo salvado um match-point. Ela encarou match-point na primeira rodada contra a japonesa Misaki Doi. A tenista vence uma líder do ranking pela primeira vez na carreira. Ela se torna apenas a segunda mulher alemã a ganhar um Major na Era Aberta.


O jogo

Em um primeiro set que se iniciou com Serena sacando muito bem, Kerber logo disse a que veio, também bem no saque buscou variação e trabalhando com forehand acelerado conquistou a quebra de saque no terceiro game e abriu 3/1 no placar. Serena não se rendeu, devolveu a quebra de saque e igualou a partida em 3/3. Na sequência Kerber não se abalou, forçou a devolução e conquistou nova quebra e administrou a vantagem.

Na segunda parcial, o jogo seguiu os moldes do primeiro com muitas disputas de bolas. Serena, que havia cometido 23 erros não-forçados na primeira etapa, passou a errar menos e em game complicado da alemã, que cometeu duas duplas-faltas e foi quebrada no quarto game vendo a norte-americana abrir 4/1 no placar. Experiente, Serena foi pressionada, mas administrou a vantagem e forçou o terceiro set.

Na terceira etapa Kerber saiu com uma quebra em 2/0, tomou o empate e fez um incrível game para quebrar e abrir 5/2. Visivelmente nervosa ela não conseguiu aprofundar as bolas, mas viu Serena jogar como uma grande campeã para devolver a quebra e equilibrar o jogo. Porém a alemã foi firme, valente, devolveu bem o serviço, ficou nos pontos, viu Williams errar após longas trocas e aproveitou o primeiro match-point com subida ruim da americana que errou voleio.

Aos prantos, Kerber vibrou e levou um caloroso abraço de Serena que foi ao outro lado da quadra reconhecer a grande atuação e momento único vivido pela nova campeã de Grand Slam.