Diogo Carneiro

Paulo Carneiro

TÊNIS NEWS
17/05/2018
22:13
Rio de Janeiro (RJ)

Começa nesta sexta-feira, a partir das 9h, na areia da praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, em frente a um dos maiores cartões postais da cidade, o Pão de Açúcar, a 1ª Copa Univeritas de Beach Tennis, competição com premiação de R$ 4 mil que vai até o domingo. Ao todo serão 195 atletas do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Venezuela contabilizando quatro entre os 11 melhores do Brasil dois deles entre os 25 melhores do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis.

O primeiro dia será marcado pela disputa dos Veteranos na 40 e 50+ a partir das 9h e na sequência a partir das 11h30 e 12h30 as Duplas Mistas nas categorias amadoras A, B e C entram em ação.

No sábado a partir das 9h jogam as Duplas Masculina e Feminina A, B e C e no domingo a partir das 9h os Profissionais entram em ação. Os favoritos são Diogo Carneiro, número 1 do Brasil e 10º do mundo, atuando ao lado de Luiz Gimpel, que o levou ao Beach Tennis. A estreia será contra os vencedores de Josué Jesus e Rodrigo Melo ou Daniel Fink e Guilherme Prata. Guilherme Prata, ou Gui Prata, já foi um dos 10 melhores do ranking mundial antes de se lesionar em dupla que formou com Vinicius Font, ex-número 1 do mundo.

João Lauro Carneiro, irmão de Diogo, e Kuteer Vollmer enfrentam Pedro Rogar de Osnir Araújo na parte debaixo da chave.

Entre as mulheres, Flávia Muniz, 24ª do ranking e Lorena Melo, 50ª do ranking mundial, lideram a chave e estreiam contra Lucianne Carelli e Luciana Fernandes ou Cláudia Joppert e Márcia Miranda. Na parte debaixo da chave, a venezuelana Maria Carolina Ceballos e a brasileira Roberta Siedl enfrentam Mirelle Genger e Rachel Nunes.

A final do profissional feminino está prevista para 13h e do masculino para 15h.

Professor com peculiar Surfusca é destaque nesta sexta e sábado. Em busca de recursos financeiros, ele tenta levar a iniciação do esporte ao Nordeste

Destaque para o professor Marcelo Medeiros, ou como é chamado, Marcelo Meds, que atuará nesta sexta-feira e no sábado nas categorias 40+ e Dupla Masculina B com o aluno André Pereira.

Nascido na Rocinha em 1970 onde viveu até seus 12 anos de idade, ele conheceu o Beach Tennis em 2008 e dá aulas do esporte no Recreio dos Bandeirantes há cinco anos. Há quatro comprou de uma aluna um fusca onde pintou homenageando o Beach Tennis e o Surfe, outra paixão em sua vida, e também a Rocinha onde nasceu e adaptou o interior do veículo para o Beach Tennis. O banco do carona virou uma cama com suporte para colocar raquetes, bolas, redes e marcações. O teto virou teto solar onde usa uma tela de mosquiteiro, tudo para poder dormir no carro quando necessita economizar seja indo aos torneios ou em seu projeto de iniciação do esporte. Marcelo Meds leva o Beach Tennis para cidades que ainda não conhecem ou pouco conhecem o esporte e ainda doa material recebido por seus alunos e apoiadores. Já foi para Mangaratiba, Barra de São João e Paraty, todos no estado do Rio de Janeiro, todas acompanhadas pelo ex-número 1 do mundo e tetracampeão mundial, o italiano Alessandro Calbucci.

Nas últimas semanas ele recebeu duas propostas para ir com seu surfusca para Salvador (BA) e Aracaju (SE) e busca recursos financeiros para a viagem: "São duas cidades onde o Beach Tennis está engatinhando, viram o surfusca de meu projeto nas redes sociais e me chamaram para levar o Surfusca e o projeto para lá, mas é um custo alto de gasolina e alimentação na viagem e lá para levar meu carro e como eles estão começando não tem recursos, estou correndo atrás de patrocínio e quando tiver sem dúvida farei essa viagem", afirmou Meds.

Em Aracajú (SE) a proposta do projeto é dar a iniciação na praia de Aruana que já tem cerca de 60 praticantes: "O Beach tennis começou aqui em Aracaju há cinco anos. Há quatro anos um grupo começou a praticar regularmente no parque da cidade. Há dois anos formamos um outro grupo na praia que pratica aos sábados e domingos. Atualmente temos 60 pessoas praticando o esporte por aqui, mas o número está crescendo principalmente este ano. A partir do mês que vem começará a primeira turma de aulas de beach tennis. Até agora todo mundo pratica sem instrução técnica adequada. Mas já temos pelo menos 8 jogadores que disputam categoria A (Avançado) em torneios regionais no nordeste. E fizemos a proposta para que Marcelo Meds venha no meio do ano para trazer seu projeto para cá", disse Felipe Girão Vieira que vem ajudando na organização da visita do surfusca à cidade.

Para Salvador seriam duas praias que podem receber o professor natural da comunidade da Rocinha, Ribeira e Boca do Rio: " Vi o projeto dele, achamos interessante, Aqui ainda estamos engatinhando, Temos 2 praias tentando iniciar o esporte mas com dificuldades inclusive financeira . Ele falou de doação de material usado e ensinar os primeiros passos. É disso que estão precisando", destacou Rodolfo Cavalcanti que vem trabalhando para trazer Meds para a capital baiana.

O evento terá transmissão dos principais jogos pela BTVID com locução do Marcus Linhares e estrutura com tendas com água e frutas mais 16 quadras.

A 1ª Copa Univeritas de Beach Tennis tem o patrocínio da UNIVERITAS e apoios da Agência 2x2, Bumbum Ipanema e Espaço Laser.