Saiba quantos pontos faltam para o São Paulo se livrar do risco de rebaixamento

Distancia do clube para a zona de rebaixamento é de cinco pontos

gazeta-press-foto-1940687-scaled-aspect-ratio-512-320
São Paulo faz contas para se livrar de vez do risco de rebaixamento no Brasileirão (Foto: Vinicius Nunes/Agencia F8/Gazeta Press)

Escrito por

A derrota do São Paulo na última rodada do Brasileirão voltou a ligar o sinal de alerta no clube com relação ao risco de rebaixamento no campeonato. Com 35 pontos conquistados em 17 jogos, o time de Dorival Júnior está a apenas cinco pontos de distância da zona do rebaixamento.

+ A sua carreira no futebol pode começar hoje. Garanta a sua vaga no curso Gestor de Futebol e capacite-se!

A tendência, no entanto, é que o Tricolor passe longe de uma inédita queda para a segunda divisão. Isso porque o primeiro time fora da zona do rebaixameto, o Vasco da Gama, tem um aproveitamento de aproximadamente 37%.

O aproveitamento atual do São Paulo na competição é de 43%. Caso o time sofra uma queda no rendimento e faça apenas 37% dos pontos que ainda tem em disputa, o Tricolor terminaria a competição com 47 pontos, dois pontos a mais que a meta geralmente colocada pelos clubes, de 45 pontos.

Vale lembrar também que nunca uma equipe caiu com 47 pontos no Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 equipes - desde 2006. Nas últimas 10 edições da competição, em média, os clubes que se livraram do rebaixamento fizeram aproximadamente 42 pontos. Assim, o São Paulo precisaria fazer apenas sete dos próximos 33 pontos em disputa para se livrar de qualquer risco de queda.

Isso não significa, porém, que o Tricolor pode se dar por tranquilo: caso o Santos, clube que abre a zona do rebaixamento, mantenha seu aproveitamento atual, deve terminar o campeonato com os mesmos 42 pontos necessários. Neste cenário, sete pontos seriam insuficientes para que o São Paulo permanecesse na primeira divisão sem o auxílio dos critérios de desempate.

JOGOS FORA DE CASA PREOCUPAM
Embora a pontuação necessária para se livrar de qualquer risco de queda seja pequena, o rendimento do São Paulo como visitante é uma preocupação para a reta final da competição. O time tem a segunda pior campanha atuando fora de casa no Brasileirão e ainda não venceu nesta condição

Dos onze jogos que o Tricolor tem para fazer até o final da competição, seis são longe do Morumbi. Caso o péssimo rendimento como visitante se mantenha, a margem de erro da equipe diminuiria, e o Tricolor precisaria fazer sete pontos dos 15 em disputa. Ou seja aproximadamente 50% de aproveitamento.

Na busca pelos primeiros pontos para espantar de vez qualquer chance de queda, o São Paulo recebe o Grêmio no sábado (21), às 18h30 (hora de Brasília), pela 28ª rodada do Brasileirão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter