Vanderlei, goleiro do Santos

'Muralha' santista iguala marca pessoal e está há quatro rodadas sem sofrer gols (FOTO: Ivan Storti)

Léo Saueia
27/03/2016
08:45
São Paulo (SP)

Se atingir a inédita sequência de cinco jogos em sequência sem sofrer gols com a camisa do Santos já serviria de motivação para entrar em campo neste domingo, às 18h30, diante do São Paulo, na Vila Belmiro, o goleiro Vanderlei tem ainda combustível extra para deixar o gramado sem ser vazado.

Há quatro jogos - seu recorde com a camisa santista, atingido também em 2015 - e exatos 363 minutos sem deixar nenhuma bola sequer passar entre suas traves, o camisa 1 do Peixe segue atrás do recorde que pertence ao ex-goleiro Fábio Costa.

Fábio é detentor da maior sequência de jogos sem sofrer gols em toda a história do Alvinegro: 691 minutos, o que equivale a sete partidas, além de mais 61 minutos.

Apesar da distância, o clássico de logo mais pode aproximar o atual camisa 1 dessa marca e manter vivo o sonho de fazer história no clube.

Anteriormente ao atual arqueiro, Rafael, campeão da Libertadores de 2011 pelo Peixe, quase superou tal marca no mesmo ano, mas levou gol diante do Corinthians, na final do Estadual, e estacionou nos 646 minutos de invencibilidade. 

Para Vanderlei, independentemente de alcançar ou não a marca que pertence a Fábio Costa, o objetivo é manter a equipe organizada. O goleiro ainda dá a receita para que os comandados de Dorival Júnior não sofram gols há quatro rodadas.

- É um contexto geral. A equipe está bem marcando, com os atacantes e meias apertando lá em cima, além da nossa própria defesa estar bem postada. Isso está dificultando para eles (adversários). A gente, como goleiro, espera ficar muito tempo assim sem tomar gol (risos) - diz, em entrevista exclusiva ao LANCE!.

Apesar dos cinco desfalques no clássico que servem à Seleção Brasileira, Vanderlei sabe de sua importância dentro de campo. Segundo ele, as ausências não influenciarão no padrão de jogo da equipe, e não sofrer gols é o caminho para a vitória.

- Vamos manter o padrão para não sermos vazados, até porque dá uma tranquilidade maior, com os meias e atacantes ali ajudando dá tranquilidade para a defesa. Se você não tomar gol, você está muito mais próximo da vitória - destacou. 

'Já tiveram algumas defesas difíceis, mas para um goleiro é difícil enumerar, toda defesa é difícil' Vanderlei


Em 60 jogos com a camisa do Santos, o goleiro contratado em 2015 já igualou sua melhor marca até então, mas não se contenta e almeja chegar ainda mais longe. Faz história?


Confira os recordistas de 'invencibilidade' no Peixe:


Fábio Costa
Campeão brasileiro pelo Santos em 2004, o goleiro e ídolo Fábio Costa é o recordista em minutos sem sofrer gols em toda a história do Santos. Em 2006, o arqueiro ficou 691 minutos sem ser vazado. A marca é dividida em sete jogos completos e mais 61 minutos do oitavo jogo

Barbosinha
Nos anos 50, antes mesmo da gloriosa Era Pelé, o Peixe teve o goleiro Barbosinha como recordista até ser superado por Fábio Costa. O antigo goleiro atingiu a marca de 674 minutos, divididos em sete partidas e mais 44 minutos

Rafael
Bicampeão paulista, campeão da Copa do Brasil de 2010 e da Libertadores de 2011, o goleiro Rafael, hoje defendendo o Napoli (ITA) é o segundo colocado no pódio histórico de goleiros. Em 2011, o então camisa 1 alcançou a marca de 646 minutos sem ser vazado