Audax x Santos

Ronaldo Mendes foi o autor do gol de empate do Santos no jogo de ida (Foto: Ivan Stort/Lancepress!)

Léo Saueia
08/05/2016
09:05
São Paulo (SP)

A expectativa pelo retorno do meia Lucas Lima após uma semana de tratamento intensivo no tornozelo direito é alta não apenas entre os torcedores, mas pelos jogadores do Santos também.

Fundamental para a equipe e um dos melhores jogadores do futebol brasileiro, o maestro ainda é dúvida, mas já sabe quem será seu substituto em caso de veto pelos médicos.

Desconhecido ao chegar para o Santos B no início do ano, após ser contratado do ABC-RN, que foi rebaixado à Série C, Ronaldo Mendes foi credenciado à vaga justamente no jogo que colocou em xeque a presença de Lucas Lima na decisão.

Ronaldo entrou na vaga do titular na primeira partida da decisão e, em um chute de longa distância, garantiu o empate para o Peixe no duelo.

Apesar do desejo de se mostrar útil ao técnico Dorival Júnior, o meia torce pelo retorno de quem ele classifica como "o melhor do Brasil".

- Torcemos para que ele jogue. Sabemos da importância dele no grupo, é um jogador que faz diferença em uma decisão. Vamos torcer para que ele possa nos ajudar - disse. 

Autor do gol de empate no jogo de ida da final, o meia se credenciou ao posto de substituto imediato de Lucas Lima e foi confirmado inclusive pelo técnico Dorival Júnior.

Mas o resultado do gol marcado não veio só dos treinamentos diários no CT Rei Pelé, mas sim pela cobrança que recebe dentro de casa.

"Cornetado" pelo pai, Ronaldo Mendes convive com as mesmas cobranças que Lucas Lima sofre por vezes: a falta de chute a gol. Para agradar ao pai, o jovem tem arriscado cada vez mais finalizações.

- Sou meia, mas por necessidade de jogar no lado, tenho essa característica, de acompanhar o lateral, fechar espaço. Meu pai pega muito no meu pé por não entrar na área. Procuro chegar na área para finalizar e estou conseguindo - disse o meia, que marcou apenas três gols na Série B do Brasileirão em 2015.

A missão de substituir Lucas Lima pode até ser complicada, mas Ronaldo Mendes tem mostrado estrela para substituir à altura "o melhor meia do futebol brasileiro".